UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

Sistema estreou com o Windows 1.0 e suas primeiras versões

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
A primeiríssima versão do Windows é bem distante do que se passou a entender como "Windows" a partir dos anos 90. A proposta inicial da Microsoft ao lançar esta versão, em 1985, era apresentar apenas um intermediário gráfico para os aplicativos de DOS.

Uma introdução ao que viria a ser o multitarefa, mas, na prática, apenas uma pobre interface gráfica para os aplicativos de modo-texto.

WINDOWS 1.0
Reprodução
Reprodução
Versão 1.0 estreou a linha Windows na MS
IMAGENS DE VERSÕES DO WINDOWS
VOLTAR À MATÉRIA DE ABERTURA
Válido para o mercado, apesar de pouco conhecido, o Windows 1.0 trouxe algo que à época ninguém usava: cores.

Mesmo anos depois, com o lançamento do Windows 3.0 e 3.1, a maioria dos monitores ainda era de luz verde ou monocromático (preto e branco), passando a policromáticos (colorido) nos anos seguintes.

Quem usou a primeira versão do Windows, na verdade, estava usando o Windows 1.01 (ao menos no Brasil), pois o 1.0 serviu apenas para testes e apresentações em feiras de informática da época, segundo a própria Microsoft.

Em 1986 veio a 1.02 e 1.03, um ano depois a 1.04 e ainda em 1987 chegou o Windows 2.0. A segunda versão do Windows não trazia nada de novo, além de bugs corrigidos e melhores gerenciamento e apresentação das janelas.

Foi somente com o Windows 3.0 em 1990 que o sistema operacional ganhou corpo e se tornou necessidade básica da maioria dos usuários de informática.

A 3ª versão

O visual do Windows 3.0 era significativamente superior aos anteriores, em uma época em que os monitores coloridos tornaram-se padrão no exterior e, no Brasil, apareciam os primeiros nas grandes empresas e nos gabinetes dos endinheirados. Comercialmente, também foi o primeiro Windows a fazer sucesso.

O DOS (sigla para o inglês "Disk Operating System") é o corpo de código pelo qual o computador "funciona". Teve várias versões, feitas em países diferentes, inclusive no Brasil. O MS-DOS (Microsoft-DOS) surgiu em 1981 e deixou de ser desenvolvido no ano 2000.

A última versão de uso independente ao Windows foi a 6.22, pouco antes do lançamento do Windows 95. A versão 7.0 rodava internamente, dentro do Windows 95. A oitava e derradeira edição do MS-DOS existe dentro do Windows XP, herança de arquivos do Windows ME, em pasta específica.

DISK OPERATION SYSTEM
O Windows 3.0 ocupava menos de 10 MB instalados, algo gigantesco para a época. O Windows 3.1 de 1992 ocupava basicamente a mesma coisa, revigorava o visual e o acesso a hardware e memória. Um ano depois, um update com suporte a estações de trabalho (workgroups) deu o nome de Windows 3.11 for Workgroups.

Mesmo com o Windows 3.11 for Workgroups, o sistema era totalmente dependente do código do DOS e considerado uma mera interface. Mesmo assim, sobretudo a partir do Windows 3.0, os aplicativos mais utilizados só rodavam no ambiente gráfico, a começar pelos próprios programas de escritório da Microsoft, que passaram a caminhar em paralelo: versões para DOS e para Windows.

O mais curioso é que o Windows 3.1 continuou a ser usado em larga escala há até pouco tempo. Para que você tenha uma idéia, existe uma versão do Internet Explorer 5.0 para o sistema. Não houve IE 1.0 para o Windows 3.1, mas houve IE 2.0. No Brasil, a maioria dos primeiros acessos à Internet ocorriam com o bom e velho 'Winsock' para Windows 3.1 e navegadores Mosaic, Netscape etc.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host