UOL Notícias Tecnologia

27/06/2008 - 07h00

Mesmo sucedido, Windows XP é favorito dos gamers e uma das mais estáveis versões

PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
Em outubro de 2001, o Windows XP foi lançado em uma tentativa de realizar várias coisas ao mesmo tempo. Boa parte delas só ocorreram anos depois. Primeiro, a proposta de unificar as plataformas caseiras e corporativas em uma só.

A idéia logo se tornou frustrada quando as pessoas viram que o XP Home Edition e o XP Professional são, na verdade, o mesmo produto. A única diferença é que certos recursos de rede estão desativados na primeira, mas a performance de ambas é exatamente a mesma. O XP Professional também possui suporte para múltiplos processadores.

Ao tentar transformar o XP em um produto multiplataforma, a proposta era tê-lo em notebooks, PDAs, estações de trabalho e media centers. Também há certo folclore por trás da sigla XP, que hoje se entende por vir de 'eXPerience', mas durante bastante tempo tomou-se como 'eXtreme Performance', baseado em uma entrevista de Bill Gates na época e na propaganda de que o XP era o Windows mais rápido já feito.

A segunda tentativa da Microsoft foi apostar em uma interface razoavelmente renovada e em um Menu Iniciar totalmente novo. Para felicidade geral dos usuários mais antigos, a opção de reverter a interface para o modo clássico permaneceu, mas aos poucos o novo Iniciar ganhou adeptos fiéis e hoje se mantém como a forma padrão de uso nas máquinas com XP —para quem não conhece os menus anteriores do Win9x/2000.

Devidamente atualizado, o XP é tão estável quanto o 2000, ou até mais estável se você estiver trabalhando com hardware novo, mas não foi sempre assim.

No início, o XP obteve a mesma resistência enfrentada pelo Windows Vista: exigia computador demais para funções de menos. Indo contra sua proposta de apresentar um produto para usuários novatos, a instalação do XP segue o modo "nada intuitivo" dos Windows anteriores e várias pessoas se viram com o disco rígido formatado sem querer.

A terceira tentativa para o XP foi a de estabelecer um modo 'forçado' para o usuário atualizar o sistema com as correções de segurança, mas também não deu certo no início. Aliás, no dia do lançamento oficial do produto, os especialistas contabilizaram uma dúzia de furos críticos de segurança.

De cara, contudo, o XP apresentava um ganho considerável sobre o Win2000: os recursos multimídia, incluindo aí os jogos de nova geração, que rodavam mais facilmente. Enquanto os profissionais procuraram manter o Win2000 por bem mais tempo, os gamers e entusiastas turbinaram o PC para rodar o XP com velocidade aceitável.

Principais novidades

Interface: saem os populares 'temas' do Win9x e agora entram os três modos - Luna (azul), Silver (prata) e Oliver Green (verde oliva), aliados ao novo Menu Iniciar e janelas arrojadas. A interface revigorada nunca deve ser usada com menos de 128 MB, ao preço de uma notável perda de performance. Apenas com 256 MB em diante é que o usuário começa a "esquecer" o peso.

Hibernação: desligue o computador sem precisar reiniciar, sua área de trabalho fica armazenada em uma porção em separado de disco. Trouxe mais problemas do que soluções e, ainda hoje, é um recurso bem mais difundido para notebooks.

Reversão de drivers: ao instalar um driver novo, você pode voltar ao driver anterior caso esteja encontrando problemas. Hoje, quase inútil; mas durante anos, foi uma verdadeira mão na roda para placas de vídeo, por exemplo.

ClearType: uma nova renderização das fontes exibidas na tela —boa para os monitores LCD que começavam a se popularizar no mercado a partir de 2001, mas nunca caiu no gosto dos usuários.

Banda larga: suporte aos modem de alta velocidade para Internet banda larga, além de conexões sem fio (wireless). Não era mais preciso usar discadores ou instalar drivers específicos de cada provedor que oferecesse Internet rápida.

Multimídia: pelo próprio Windows Explorer, você pode gravar seus CDs, sem usar softwares externos. O fluxo de dados para aceleração gráfica também é bem melhor do que o Win2000. Com o tempo e até os dias de hoje, o XP continua sendo a opção preferencial para os gamers.
Mais sobre Bill Gates e Windows no UOL Tecnologia
Bill Gates deixa a presidência da gigante Microsoft
Bill Gates: magnata definiu a tecnologia contemporânea
Windows 1.0: a estréia do sistema da MS
Windows NT: ainda tido com um dos bons Windows
Windows 95: lançamento revolucionou Microsoft
Windows 98: sistema chegou na era da Web
Windows 2000: sistema tem fãs ardorosos
Windows Millennium: até hoje, a versão mais fraca do sistema
Windows XP: estabilidade como ponto forte
Windows Server: atualização dos servidores
Windows Vista: a lentos passos, mostra a que veio
Microsoft Office:pacote é quase tão popular quanto o Windows
Mais nos sites parceiros
Gates: 18 previsões do empresário sobre a tecnologia futura
Dez momentos marcantes da carreira de Bill Gates
A era de ouro da Microsoft acabou?
Frases: 20 citações de Bill Gates
Podcast IDG Now!: Gates leva consigo a "era do desktop"
Os planos de Ray Ozzie, o sucessor de Gates

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host