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03/07/2008 - 22h39

Telefônica diz que serviços foram restabelecidos em parte, mas omite causa de pane

da Redação
A empresa Telefônica divulgou nota pouco depois das 22h dizendo que os serviços da empresa foram restabelecidos na capital paulista e nos demais municípios da Grande São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Paulista, mas informou que o problema ainda persiste em outros municípios do interior do Estado de São Paulo.

Uma pane nos serviços de transmissão de dados da operadora provocou um "apagão" em acesso à Internet e prejudicou vários serviços públicos essenciais no Estado durante todo o dia. A pane começou na tarde de quarta-feira e durou mais de 24 horas. A Telefônica não divulgou, até agora, a causa do problema.

Procon: Multa e indenizações
Órgãos do governo e usuários domésticos do Estado de São Paulo tiveram dificuldades para acessar a Internet por conta de uma severa falha técnica nos serviços de transmissão de dados da operadora Telefônica. Segundo o Procon-SP, a empresa pode ser multada em mais de R$ 3 milhões e cabe indenização a consumidores que forem prejudicados e não conseguirem solucionar o problema com a empresa. Veja entrevista com o diretor de fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Leia abaixo a íntegra da nota da Telefônica:

Serviços da Telefônica restabelecidos na Capital

A Telefônica informa que normalizou, às 20h30 de hoje (03/07), o funcionamento de seus serviços de transmissão de dados na Capital paulista, assim como nos demais municípios da Grande São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Paulista. O problema ainda persiste em outros municípios do interior do Estado de São Paulo.

Neste horário, mais de 80% dos circuitos que compõem a rede de transmissão de dados para serviços corporativos da Telefonica haviam voltado a funcionar normalmente.

A empresa continua trabalhando para apurar as causas precisas da ocorrência técnica e, paralelamente, para colocar em operação plena a totalidade dos circuitos de sua rede de serviços corporativos.

A Telefônica lamenta e pede desculpas pelos transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com novas informações.

Telefônica
Assessoria de Imprensa
03/07/2008


CAOS NA INTERNET
Crédito
Agência da Eletropaulo, na Faria Lima, anuncia já na entrada o caos na Internet
Flávio Florido/UOL
Agência vazia no Poupatempo da Estação da Luz. Usuários só podem retirar documentos ou dar entrada à CPF e RG
POUPATEMPO: ATENDIMENTO PARCIAL
TELEFÔNICA PODE SER MULTADA
PANE PROVOCA PREJUÍZOS
40 MILHÕES FORAM AFETADOS
TELEFÔNICA: EVENTO É COMPLEXO
Serviços prejudicados

Em alguns casos, a conexão a usuários de Internet ficou lenta e em vários outros não foi possível completar a conexão. O problema foi detectado desde a tarde de quarta-feira (2) e se intensificou no início da madrugada desta quinta.

Na Grande São Paulo, órgãos como as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Detran e Poupatempo ficaram sem sistema.

Boletins de ocorrência não foram feitos. Para casos de flagrante, testemunhas e detidos foram instruídos a aguardar até o sistema voltar, diz a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu suspender os prazos processuais no Foro Judicial de 1ª e 2ª instâncias do Estado e na Secretaria do Tribunal de Justiça a partir de 3 de julho "enquanto perdurarem os problemas técnicos na rede informatizada em todo o Estado".

Na agência do Poupatempo da Estação da Luz, no município de São Paulo, funcionários tiveram dificuldades para acessar o sistema desde às 12h30 de quarta-feira.

Caminhões, convocados para auxiliar no movimento extra das férias como agências móveis, reforçaram o atendimento nas unidades da Sé, Santo Amaro, Itaquera e São Bernardo.

Os veículos só ofereceram serviços de emissão de primeira via do RG e atestado de antecedentes criminais -outras expedições, como CPF, carteira de trabalho e seguro desemprego estavam sendo feitas à mão nas agências.

O supervisor da unidade da Estação da Luz, Antonio Praça, orientou os cidadãos que procuravam os serviços a ligarem para o número 0800-7723633. Durante todo o dia, o telefone informava não haver previsão de solução na falha.

Já a gerente da agência da Sé, Cândida Schwenck, pediu que os usuários só voltassem ao Poupatempo na próxima segunda-feira (7). "Mesmo que a conexão volte amanhã, tememos uma superlotação nas agências", explicou.

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