UOL Notícias Tecnologia

04/07/2008 - 20h18

Telefônica dará desconto a assinantes Speedy; Procon-SP pressiona por maior abatimento

Da Redação
Em coletiva de imprensa realizada na sede da Telefônica nesta sexta-feira (4) em São Paulo, o presidente da companhia no Brasil, Antônio Carlos Valente, confirmou a informação de que todos os clientes do serviço Speedy terão desconto em suas mensalidades devido à pane que abalou a conexão à Web de milhares de usuários residenciais nesta semana.

Com atraso de uma hora em relação ao horário previsto para o início de seu pronunciamento — Valente estava em uma reunião no Procon-SP resolvendo os detalhes dos descontos que serão aplicados —, o presidente da Telefônica reconheceu a gravidade da falha no serviço e disse que os descontos ainda serão definidos.

Durante a coletiva, especulou-se que o abatimento corresponda a 72 horas de Internet provida (informação não confirmada e nem negada pelo executivo).

"Ainda não chegamos a um valor ou desconto certo, mas estudaremos, junto ao Procon-SP, uma forma de minimizar os danos causados pela falha", afirmou Valente.

Em comunicado divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, o Procon-SP informa que a empresa estudava abatar apenas o tempo em que considera que o serviço tenha ficado inoperante, que é de 36 horas. O órgão considera a proposta "tímida" e pressiona a empresa pelo dobro disso: as 72 horas especuladas.

Cronologia do apagão na Web

A pane na rede MPLS da empresa se iniciou na manhã de quarta-feira (2) e foi ocasionada por uma falha em um dos roteadores utilizados pela Telefônica. O equipamento se localizava em Sorocaba, no interior do Estado.

Apenas às 20h de ontem, quinta-feira (3), é que a origem do problema foi identificada.

Na coletiva, Valente ainda afirmou que a empresa veiculará uma campanha de esclarecimento ao consumidor —prática corrente em eventos do tipo— e que a peça já está sendo elaborada pela agência publicitária responsável pela comunicação da Telefônica, sendo exibida em breve.

O executivo classificou a pane como um evento "raro e complexo" e enalteceu a qualidade dos equipamentos utilizados pela companhia. Segundo ele, "os mesmos utilizados por grandes provadores de Web mundiais".
Mais
Telefônica não descarta erro humano por falha em rede
Governo de SP fala em "ingenuidade" e avalia mudanças
Usuários do Speedy deverão receber reembolso
Declaração da Telefônica irrita internautas
Pane na Telefônica: funcionários suspeitam de sabotagem

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host