UOL Notícias Tecnologia

08/07/2008 - 07h02

As tecnologias que prometem um upgrade sonoro para o difundido MP3

BRUNA CAPANNACCI | Para o UOL Tecnologia
A princípio eles podem parecer simples players, mas são muito mais que isso. Duas tecnologias foram desenvolvidas para melhorar e até prolongar a presença do MP3 entre os formatos existentes mais utilizados: o mp3PRO e o MP3 Surround.

Desenvolvido há pelo menos sete anos, o mp3PRO não é nenhuma novidade, mas não deve ser desprezado, já que pode ser uma alternativa para melhorar o desempenho do formato.

O MP3 Surround, por sua vez, é um sistema novo que visa aprimorar a experiência sonora, utilizando tecnologia próxima à de home theaters. A tecnologia usa implementos acústicos para vários formatos de arquivo de áudio derivados do MPEG, como o AAC.

mp3PRO

Em 2001, o grupo Thomson anunciou a chegada da nova geração do MP3, o mp3PRO. A idéia foi oferecer melhorias na qualidade da música, sem perder compatibilidade com o MP3, o que seus criadores conseguiram com sucesso. Um CD é capaz de armazenar em média 300 arquivos no formato mp3PRO.

Para proporcionar melhor qualidade de som, tem se desenvolvido aprimoramentos na tecnologia denominada Spectral Band Replication (SBR), que é um método muito eficiente de gerar componentes de alta freqüência de um sinal de áudio.

A combinação do MP3 com a tecnologia SBR resulta num formato de áudio que possui dois componentes: a parte do MP3, para baixas freqüências, e a parte SBR (ou PRO), para altas.

Por ser compatível com o formato MP3 original, tocadores podem reproduzir arquivos do tipo mp3PRO simplesmente ignorando a parte PRO.

MP3 Surround

O MP3 Surround trata-se de uma técnica recente desenvolvida pelas empresas Coding Technologies, Agere Systems, Fraunhofer IIS e Phillips Applied Technologies para compressão de áudio com várias funções de sinais multicanais.

O princípio deste formato é usar codificadores e decodificadores para selecionar partes da transmissão de dados, que podem ser subtraídos a fim de economizar espaço na gravação para informações que imprimam mais qualidade ao conteúdo do arquivo.

O pacote do sistema oferece recursos como compatibilidade com equipamentos estéreo, maior número de escalas em bitrates, capacidade de reprodução de som para headphones e cadência de 64 kbps para redes de celulares 3G em streaming ou download.

Além dessas inovações o MP3 Surround pode reproduzir músicas em padrão de áudio 5.1 com até 6 fontes de som separadas, em aparelhos com uma ou duas saídas de áudio.

Para atingir o efeito surround, que reproduz o som em várias direções, o software utiliza o formato MP3 SX (Stereo eXtended), dando um upgrade nos arquivos ao transformá-los em playback multicanal.

Outro recurso utilizado é o Ensonido, que possibilita os mesmos efeitos para fones de ouvido, através de um modelo acústico de transmissão de som dos alto-falantes para o ouvido humano.
Mais nos sites parceiros
Fotos: MP3 players esquisitosFotos

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host