UOL Notícias Tecnologia

15/07/2008 - 07h00

Filtro é arma contra spam; conheça opções gratuitas para Windows, Linux e Mac

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Depois que spammers descobrem um e-mail, dificilmente desistirão dele. Mesmo porque se o endereço está em uma lista, nada garante que essa relação não seja vendida — aliás, ela provavelmente será concedida para outros spammers, o que somente aumentará a gravidade da situação.

Para aqueles que não querem trocar o endereço eletrônico descoberto, é possível tentar reverter a situação. Esse "cadeado" é conhecido por "filtro antispam". Para usuários de webmail, acioná-los é uma tarefa simples e os procedimentos são realizados automaticamente — como ocorre no WebMail UOL, por exemplo.

Usuários que preferem descarregar as mensagens em gerenciadores de e-mail, como Outlook Express e Mozilla Thunderbird, também têm assistentes de filtros, que permitem bloquear as mensagens não solicitadas ainda no servidor.

Basta escolher palavras-chave e locais onde elas devem estar (como corpo do e-mail ou assunto do e-mail) para que o usuário não receba os spams.

O problema desses filtros é que se o usuário se for rigoroso demais, pode barrar mensagens idôneas, que o sistema entenderá como spam. Por outro lado, se o sistema for configurado de forma mais liberal, alguns spams podem passar.

Opções gratuitas

Para auxiliar o usuário a barrar spams, há na web diversas opções gratuitas de filtros que prometem trabalhar com os mais populares e-mails.

O nome do britânico Collin Wells pode não ser conhecido. Mas o seu e-mail é. Profissional ligado ao ramo de transporte, Wells é o maior alvo de spam do Reino Unido - se não usasse um filtro de e-mails pago, receberia na caixa de entrada do gerenciador de e-mails 44 mil spams por dia.

De acordo com a empresa que provê o filtro a Wells, se todos os e-mails barrados chegassem ao destino, ele gastaria quase 2 horas por dia apenas para deletá-los sem ler. Em um ano, o britânico receberia 16 milhões de mensagens comerciais não solicitadas.

44 MIL SPAMS POR DIA
Esses softwares são complementares e, de forma geral, realizam um bom trabalho — sendo compatíveis com POP, IMAP e outros protocolos. Além de barrar spams, alguns softwares ainda listam e classificam e-mails comerciais não desejados.

Entre as opções mais populares para o Windows estão Agnitum Spam Terrier, Spam Assassin, SPAMfighter e Spamdel.

Usuários Linux, por sua vez, podem optar pelos sistemas Quick Spam Filter e Spamhole — este último é mais do que um filtro, já que se trata de um software que cria um servidor SMTP falso que pode ser utilizado para combater spams.

Para quem usa o Mac OS X, a opção é o JunkMatcher, que trabalha em conjunto com filtro de spam do Mail.
Mais nos sites parceiros
Aprenda a se proteger das 7 principais pragas virtuais
Descubra como ignorar os e-mails não solicitados, os spams

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host