UOL Notícias Tecnologia

15/07/2008 - 07h00

Spam? Hoax? Vírus? São todas pragas diferentes entre si; entenda-as

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Embora comumente colocados no mesmo invólucro, spam, hoax e vírus são itens diferentes que, em comum, só têm a capacidade de irritar o usuário de internet.

Spams são mensagens comerciais não solicitadas. Qualquer empresa que envie um informativo à caixa de um internauta sem que este tenha sido pedido está enviando um spam.

É importante mencionar o termo "comercial" para definir spam porque muitas mensagens que os usuários recebem diariamente não são solicitadas — como os melosos arquivos PowerPoint daquela sua tia ou as divertidas animações daquela colega da firma.

Apesar de inconvenientes, esses dois últimos casos não são spams (mas a boa notícia é que é possível criar filtros para esses e-mails também).

Os hoax, por sua vez, nada mais são do que boatos que se propagam via Internet. Uma mensagem que informe que caso o destinatário passe o e-mail para 666 pessoas receberá uma grana preta de algum milionário excêntrico é forte candidata a hoax.

Além de mensagem eletrônica não solicitada, "spam" é também marca de uma carne enlatada norte-americana.

Contudo, o uso da palavra para designar e-mails não solicitados é oriundo de um quadro do grupo humorista britânico Monty Python. Nele, bárbaros gritam "spam, spam, spam" em um restaurante.

Na época em que a internet comercial ainda engatinhava, usuários da rede compararam a gritaria dos bárbaros (desproposital, fora de hora e com um assunto de gosto duvidoso; a carne Spam não é das maiores iguarias do mundo) às mensagens comerciais que começavam a aparecer na Web.

SPAM: A ORIGEM DO TERMO
Assim como e-mails que falam sobre gatos criados como bonsai ou textos que informam que bandidos estão cada vez mais ousados e usando batom com chumbo para capturar vítimas inconscientes.

Quanto a vírus, phishings e outras variações, tratam-se de procedimentos realizados por criminosos com o fim de danificar a máquina do destinatário ou de roubar dados sigilosos do computador, como senhas de bancos e números de cartões de crédito.

Os spams tentam, sim, roubar o dinheiro o usuário, mas de forma diferente: pedindo, atormentando e oferecendo ostensivamente um produto.
Mais nos sites parceiros
Aprenda a se proteger das 7 principais pragas virtuais
Descubra como ignorar os e-mails não solicitados, os spams

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host