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04/08/2008 - 17h16

Novidades no Webmail UOL

Webmail do UOL começa migração para nova plataforma. Conheça os recursos:

  • Painel de leitura. Com ele, você consegue visualizar o conteúdo da mensagem que você quer ler logo abaixo da lista de mensagens, sem precisar sair da página, ou abrir uma nova janela. Para abrir o painel, basta selecionar uma mensagem e clicar em "Abrir painel de leitura". O conteúdo da mensagem selecionada será exibido logo abaixo da lista de e-mails. Para voltar a exibir mensagens em nova janela, selecione "Fechar painel de leitura".


  • Função 'clique e arraste'. Mova mensagens para pastas com o mouse: clique em cima da mensagem, e, mantendo-a selecionada, arraste a mensagem para a pasta que quiser. O mesmo recurso pode ser usado para mover contatos para dentro de grupos.


  • Novo recurso de busca. No canto superior direito do webmail, você consegue procurar, dentro da pasta que está aberta, mensagens por assunto, remetente ou destinatário. Coloque a palavra que serve de parâmetro para a busca, dê "OK", e aparecerão todas as mensagens que não foram apagadas e que contêm essa palavra.


  • Seleção de mensagens. Além da caixa que fica à esquerda do remetente, é possível selecionar a mensagem que você quer abrir, excluir ou enviar para outra pasta usando o menu "Selecionar". Abra a aba do menu à esquerda e escolha uma das opções: todas, nenhuma, lidas e não-lidas.


  • Marcação como 'não lida'. No menu à direita, em "Outras opções", dá para para marcar a mensagem que você não quer esquecer como 'não lida'. Não confunda a marcação com a seleção de 'não-lidas', que aparece no atalho para seleção, no canto esquerdo do webmail do UOL, que serve para selecionar de uma só vez várias mensagens e enviá-las para uma determinada pasta ou para a lixeira.


  • Recurso de 'destaque'. Para destacar uma mensagem da lista, basta clicar na bolinha cinza que aparece ao lado do remetente e ela mudará de cor para vermelho, deixando a mensagem em evidência. Esse tipo de marcação serve para você dar prioridade às mensagens que você recebe ou assuntos pendentes que precisam de resposta. Você também pode selecionar uma ou mais mensagens e, usando o menu à direita "Outras opções", marcá-las "com destaque".


  • Armazenamento automático. As mensagens enviadas são armazenadas automaticamente na pasta "Enviados", e as que estão em andamento, para a pasta "Rascunhos'. Quando o e-mail é enviado, a mensagem sai de "Rascunhos" e é armazenada em "Enviadas". Em 'Configurações', é possível alterar estes padrões.


  • Recurso de formatação do texto. Incremente o texto da nova mensagem com as ferramentas de formatação, indicadas logo abaixo do "Assunto". Altere o tipo, o tamanho e a cor da fonte. Sublinhe ou coloque um trecho em negrito ou itálico. Mude o alinhamento do texto ou coloque-o em uma lista. Escolha uma cor de fundo diferente. Inclua "emoticons". Se não quiser formatação, escolha 'texto sem formatação'.


  • Nova ferramenta de verificação de ortografia. Ao terminar de escrever a mensagem, clique no ícone de "Verificação Ortográfica", e as palavras que podem conter algum erro de ortografia aparecerão sublinhadas. Aí é só você clicar em cima de cada uma, com o botão esquerdo do mouse, e ver as alternativas que a ferramenta dá. Escolha a certa e o seu texto foi corrigido.



  • Formatação da assinatura padrão. Em 'Configurações', além de criar um cartão de visitas personalizado, para aparecer automaticamente em toda mensagem que você escrever, é possível incrementá-la alterando tamanho da fonte, estilo, cor e alinhamento.


  • Inclusão facilitada de contatos na agenda. Use as mensagens que você recebe na sua caixa de entrada para guardar seus contatos. Entre na mensagem e clique no sinal de "+" que aparece ao lado do endereço, e este será automaticamente incluído na sua agenda de contatos.


  • Acesso facilitado aos contatos da agenda. Ao escrever uma mensagem, use o ícone da agenda, ao lado do campo "Para", para abrir a lista de contatos ao lado da mensagem e facilitar o preenchimento dos destinatários. Lembre-se que, por padrão, o UOL guarda, em "Contatos", todos os endereços para quem você envia ou responde mensagens. Se quiser mudar esta opção, entre em "Configurações" e desmarque a opção de gravação automática.


  • Criação de grupos de contatos. Quando você envia mensagens simultaneamente para várias pessoas, vale a pena criar um grupo na sua agenda de contatos, juntando os endereços que já estão armazenados. Clique em "Novo Grupo", digite um nome para o grupo e dê "OK". Você pode criar quantos grupos quiser e, depois, selecionar e incluir os endereços em cada grupo. Cada endereço deve indicar, ao lado, a que grupo pertence. No ícone "X", você consegue remover contatos do grupo criado.


  • Criação de pastas pessoais. Organize as mensagens recebidas em pastas. Entre em "Editar Pastas", para criar novas pastas ou excluir as existentes. Para criar uma nova pasta, clique em "Adicionar Pasta", digite um nome e clique em "OK". Selecione as mensagens da caixa de entrada que irão para a pasta criada e use o menu "Mover para...". O novo webmail do UOL aceita que você 'arraste' a mensagem para a pasta criada.


  • Nova ferramenta de filtro de mensagens. Filtre mensagens recebidas diretamente para uma nova pasta, sem passar pela caixa de entrada. Para criar o filtro, entre em "Filtros" e clique em "Adicionar". Dê um nome para o filtro, defina o parâmetro a ser usado - assunto, de, para, cópia - e para qual pasta irá este filtro. Escolha "Assunto" se quiser filtrar mensagens pelo texto escrito no assunto, ou escolha "De/Para/Cópia" se quiser filtrar por um determinado endereço de e-mail. Clique em "Salvar". As próximas mensagens recebidas dentro das regras definidas serão encaminhadas automaticamente para a pasta selecionada, sem passar pela caixa de entrada.

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