UOL Notícias Tecnologia

11/08/2008 - 16h10

Câmeras de 10 megapixels são maioria entre os lançamentos da PhotoImageBrazil

CAMILA RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
Câmeras de 10 megapixels deixam de ser raridade, e grande parte dos fabricantes de câmera digital deverão lançar (ou simplesmente exibir) modelos com essa configuração durante a 16ª PhotoImageBrazil, que começa nesta terça-feira.

A T.Tanaka, que distribui Nikon no Brasil e não lançou nenhum produto no ano passado, estará com a compacta Nikon Coolpix S550. Ela mede 9 x 5,35 x 2,2 centímetros, pesa 120 gramas e tem os curiosos recursos "aviso de olhos fechados" e "reconhecimento de sorriso". Ela possui também zoom óptico de 5x, resolução de 10 megapixels e visor LCD de 2,5 polegadas.

Será o primeiro edição da feira que a T.Tanaka enfrentará concorrência na distribuição da Nikon Depois de 50 anos distribuindo produtos da marca com exclusividade, a empresa enfrenta a concorrência da Udênio, que vem com a promessa de oferecer uma melhor assistência técnica e vender pela Internet.

A Kodak está com dois modelos nessa resolução: a M1033, que conta com visor colorido LCD de três polegadas e também grava vídeos com som em alta definição; e a sofisticada Z1012, com lentes da marca Schneider - Kreuznach Variogon e zoom óptico de até 12x.

A FX500, da Panasonic, quer ganhar das concorrentes por pouco: segundo a fabricante, ela tem 10,1 megapixels. Além disso, conta com 5x de zoom óptico e um visor de LCD de 3 polegadas sensível ao toque. Uma novidade é o processador Vênus Engine IV que, segundo a empresa, diminui o ruído de imagem em fotos noturnas.

A Fujifilm apresentará dois modelos de 10 megapixels, que já foram lançados antes da feira: a Z20fd, com zoom óptico de 3x, e exibirá a FinePix S1000fd, com zoom óptico de 12x.

O consumidor, porém, não deve se impressionar com a quantidade de megapixels, que influencia somente no tamanho que a imagem pode ser impressa, e não necessariamente na sua qualidade -que depende da lente, da luz, do uso de flash e da habilidade do fotógrafo.

Com imagens tiradas em 10 megapixels, é possível fazer impressões de até 75 x 100 centímetros, segundo informação da Kodak.

Na edição do ano passado, não houve grandes lançamentos nem tecnologias de ponta trazidas do exterior; a maioria dos produtos já havia sido lançados poucos meses antes, sem nenhuma característica surpreendente. Leia o post do GigaBlog sobre a feira de 2007.

16ª PhotoImageBrazil
De 12 a 15 de agosto
Das 13h às 20h
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo-SP
Proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados dos responsáveis
Mais informações, acesse www.photoimagebrazil.com.br
Mais nos parceiros do UOL Tecnologia
Megapixel: entenda o que é e qual a importância da medida
Foto digital: veja como corrigir problemas de iluminação
Quatro dúvidas em câmeras digitais que também podem ser as suas
Veja sete erros desastrosos no Photoshop
Conheça as cinco melhores câmeras SLRs do mercado

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host