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14/08/2008 - 22h12

Só drogas preocupam mais os pais que "GTA", diz estudo

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo site What They Play, que tem como foco orientar os pais sobre o conteúdo dos games, mostrou que os responsáveis legais estão mais preocupados com o fato de seus filhos estarem expostos a certos videogames do que com álcool, violência e pornografia.

Uma das pesquisas, que contou com uma amostra de três mil participantes, apontou a maior preocupação dos pais com um filho de 17 anos é em relação ao uso de maconha, resposta dada por 49% dos entrevistos. Em segundo lugar vem o game "Grand Theft Auto", que traz cenas de violência e prática de vários crimes, com 19%, seguidos de pornografia (16%) e consumo de cerveja (14%).

"Apesar dessas descobertas parecerem surpreendentes no começo, elas sugerem o medo que os pais tem sobre videogames", analisa Cheryl K. Olson, co-autora de "Grand Theft Childhood", livro que publica resultados de uma pesquisa sobre os efeitos de jogos violentos em crianças. "Para alguns pais, os games são cheios de perigos desconhecidos. Enquanto fazíamos as pesquisas para 'Grand Theft Childhood', os pais com quem conversamos em entrevistas muitas vezes se queixavam do fato de não saberem usar os controles - e se sentiam incapazes de supervisionar ou limitar as sessões de games. É claro que os pais não querem seus filhos bebendo álcool, mas isso é um risco mais conhecido".

Sexo e violência

Na segunda enquete, ficou constatado que 37% dos participantes ficaram mais ofendidos com cenas de sexo entre um homem e uma mulher, dez pontos percentuais maiores que as de dois homens se beijando. Um quarto dos pesquisados opinaram que a representação gráfica de cabeças severamente machucadas é a mais ofensiva, e 9% se incomodaram mais com os palavrões.

Para desespero dos pais, "Grand Theft Auto" é uma das franquias de maior sucesso na história dos games. A mais recente edição do jogo, "Grand Theft Auto IV", é reconhecido pelo livro Guinness como o maior lançamento de um produto de entretenimento, arrecadando US$ 300 milhões em apenas 24 horas no mundo todo.

Em nota relacionada, um estudo da The Nielsen Company mostrou que cerca de 17% dos que compraram "Grand Theft Auto IV" eram menores de 17 anos, ou seja, numa faixa etária para o qual a ESRB não recomenda o game.

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