UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h00

Conheça a história de Jerry Yang, executivo que deixou o cargo de CEO do Yahoo! nesta terça-feira (18)

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
JERRY YANG, DO YAHOO
Divulgação
Nome completo: Jerry Chih-Yuan Yang
Cargo atual: CEO do Yahoo
Destaques na área de tecnologia : ter fundado o Yahoo; ser referência na economia ponto.com e no segmento de buscas na Internet
Atualizado em 18/11/2008, às 18h16

Jerry Yang deixou o cargo de diretor-executivo (CEO) do Yahoo nesta terça-feira (18) após o fracasso da negociação de venda para a Microsoft e do recente cancelamento do acordo de publicidade com o Google.

Co-fundador da empresa, ele ocupará o cargo até que seja definido um substituto para a posição. Também continuará sendo membro do conselho do Yahoo e voltará a ocupar o cargo de Chief Yahoo, posição em que estava antes de assumir como CEO.

Nascido em Taipei, Taiwan, Jerry Yang mudou-se para a Califórnia aos dez anos e se formou em engenharia elétrica pela Universidade de Stanford.

Em 1994, fascinado com a novidade chamada World Wide Web, ele e seu colega David Filo criaram um website que apresentava um diretório de outros sites. Seu nome oficial era "Jerry's Guide to the World Wide Web" (em inglês, o guia de Jerry para a WWW), mas logo foi renomeado para a interjeição "Yahoo!".

Esse primeiro website apenas organizava alguns links de páginas espalhadas pela rede em hierarquia e pastas, como se fossem os arquivos de um computador. Empolgados com o sucesso daquele guia, a dupla fundou o Yahoo! Inc. no ano seguinte e focaram-no em um sistema de buscas para conteúdo relevante. O sucesso foi imediato.

O Yahoo, aos poucos, acrescentou mais serviços, como e-mail grátis, programa de mensagens e ferramentas online. Pelo seu pioneirismo, se tornou o portal de maior audiência nos anos 1990 e começo dos 2000. Nesse período, o "estouro da bolha" da Internet levou as ações do Yahoo ao seu nível mais baixo em 2001.

A solução de Yang foi comprar diversas empresas web em ascensão, como o Geocities, a eGroups (hoje Yahoogroups), o Flickr, o del.icio.us e o MyBlogLog.

Recentemente, o Yahoo vem perdendo audiência e popularidade para o Google e o mercado vem esperando da empresa uma possível fusão com outra grande companhia. A maior interessada foi a Microsoft.

As discussões começaram em 2005 e foram amplamente cobertas pela imprensa. As duas companhias, porém, não conseguiram chegar a um consenso depois de três meses seguidos de negociações, no primeiro semestre deste ano. A empresa também tentou um acordo de publicidade com o rival Google, que foi cancelado no final do mês de outubro.

Por que pode se tornar o "novo Bill Gates"?

Mesmo com o surgimento de muitos outros portais de sucesso e o "estouro da bolha" no início dos anos 2000, o Yahoo conseguiu sobreviver.

O portal da empresa agrega o respeitável número de mais de 1,5 bilhão de visitantes anuais. Segundo pesquisa do Alexa, o Yahoo.com é nada mais do que o segundo website mais visitado dos Estados Unidos e o mais acessado no mundo.

Jerry Yang negou uma oferta de US$ 47,5 bilhões pela sua compra à Microsoft, em uma complicada negociação que envolve o plano da gigante dos softwares para enfrentar o Google e o interesse de acionistas como Carl Icahn em obter lucro com a transação.

Taxado por muitos como lunático, Yang jura que a decisão irá valorizar o Yahoo mais à frente. O CEO provavelmente deve ter suas cartas na manga; não é demais lembrar que o portal ainda possui um dos serviços de e-mail mais acessados da Internet e conta com serviços de peso, como o Flickr e o del.icio.us.
Mais sucessores de Bill Gates
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host