UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h05

Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
LINUS TORVALDS, DA LINUX FOUNDATION
Divulgação
Nome completo: Linus Benedict Torvalds
Cargo atual: coordenador do desenvolvimento do kernel do sistema operacional GNU/Linux
Destaques na área de tecnologia : ter criado o Linux, sistema operacional que rivaliza o Windows

O finlandês Linus Torvalds começou a lidar com informática aos 11 anos. O avô, Leo Tornqvist, comprou um computador Commodore VIC-20 em 1980 e pediu ajuda ao neto para usá-lo.

Suas primeiras programações foram nele. Mais tarde, obteve mestrado em ciência da computação na Universidade de Helsinski. Os computadores da instituição rodavam Unix, um sistema operacional bom para servidores mas pouco prático para computadores pessoais.

Assim, em meados de 1991, com apenas 22 anos, Torvalds divulgou uma adaptação ao sistema Minix (um dos sistemas derivados do Unix), um código aberto chamado de GNU/Linux, ou simplesmente Linux, nome advindo da união de "Linus" e "Unix".

Ele o fez porque queria adaptar o sistema para seu PC com processador 80386. Logo após a divulgação da criação do código em um grupo de notícias da rede Usenet, Linus recebeu ajuda de programadores do Minix, e hoje recebe contribuições de milhares de programadores.

À medida que a Microsoft ampliava o seu império com as diversas versões do Windows, o Linux pouco a pouco cresceu como uma alternativa de sistema operacional, principalmente entre aqueles que se recusavam a pagar pelo Windows. Nascido a partir de um punhado de arquivos na linguagem C, o kernel do Linux ganhou contribuições de milhares de desenvolvedores do mundo inteiro.

Torvalds continua tendo a última palavra sobre que contribuições da comunidade Linux farão parte do kernel do Linux e trabalhando como programador da Linux Foundation.

Trabalhou ainda na Transmeta (fabricante de processadores para portáteis) entre 1997 e 2003, e neste ano juntou-se ao OSDL (Open Source Development Labs), fundação dedicada a pesquisas em código aberto.

Por que pode se tornar o "novo Bill Gates"?
Linus Torvalds já é um dos desafetos de Steve Ballmer, CEO da Microsoft que assume declaradamente seu desagrado a software livres.

A existência do Linux e de uma comunidade imensa dedicada à melhoria do sistema representa uma trincheira de resistência ao produto mais lucrativo da história da informática: o Windows da Microsoft.

A OSDL e a Fundação Linux reúnem também grandes empresas de tecnologia que investem nas pesquisas, como IBM, HP, Intel e Oracle.

Já Torvalds acumulou ao longo dos anos diversos prêmios que ampliaram sua popularidade, como uma das 10 pessoas que "não estão nem aí" (revista Business 2.0), um dos heróis mais revolucionários dos últimos 60 anos (Time) e indicado ao Hall de companheiros do Computer History Museum da Califórnia.
Mais sucessores de Bill Gates
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host