UOL Notícias Tecnologia

18/08/2008 - 07h00

Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo

MARCIO PADRÃO | Para o UOL Tecnologia
LARRY ELLISON, DA ORACLE
Divulgação
Nome completo: Lawrence Joseph Ellison
Cargo atual: CEO da Oracle Corporation
Destaques na área de tecnologia : ter fundado a Oracle; ser co-criador do sistema de gerenciamento de banco de dados Oracle

Filho de mãe solteira e judia, Larry Ellison não era considerado um estudante exemplar -embora muito inteligente. Depois de ter começado sem terminar diversas faculdades, iniciou a carreira na Ampex Corporation e lá desenvolveu um banco de dados para a CIA chamado Oracle (oráculo em inglês).

Em 1977, com dinheiro do próprio bolso US$ 2.000 abriu sua empresa chamada Software Development Laboratories (SDL). Dois anos depois, o nome mudou para Relational Software Inc. (aludindo ao modelo relacional de dados criado por Ellison) e por fim ganhou o nome de Oracle Corporation, cujo carro-chefe era o sistema de banco de dados homônimo.

Enfrentou uma crise em 1990, quando demitiu 400 empregados -10% do quadro na época- e quase levou a empresa à bancarrota.

Nos anos 90, porém, abriu-se um novo mercado de banco de dados e a companhia cresceu substancialmente. A IBM continuou desenvolvendo esses sistemas para mainframes, mas a Oracle abocanhou a fatia para UNIX e o emergente Windows.

Apesar de a concorrência ter aumentado nos últimos 10 anos -o Microsoft SQL Server, o código aberto MySQL e o DB2 da IBM são seus maiores rivais- a Oracle permanece na dianteira e passou a oferecer outras soluções corporativas, adquiridas das dezenas de empresas que vem adquirindo nos últimos anos.

Por que pode se tornar o "novo Bill Gates"?

Ellison tornou-se o 14º homem mais rico do mundo e fincou seu nome entre os grandes ícones da tecnologia por ser o visionário co-inventor do banco de dados Oracle (a criação também é atribuída a Bob Miner e Ed Oates). Mesmo com o avanço do Microsoft SQL Server, a empresa de Ellison permanece líder nesse segmento.

Além disso, a Oracle é a terceira maior empresa de tecnologia do planeta, atrás apenas da IBM e da Microsoft.

Ao contrário de Bill Gates, um dos diferenciais de Ellison é não fazer do código aberto um bicho-papão. A Oracle tem atuado bastante no desenvolvimento do Linux e, na opinião do CEO, tais códigos "obterão mais sucesso quando as maiores corporações da indústria realizarem grandes investimentos nesses projetos".

Ainda diversificou seu foco, investindo em soluções como ERP (planejamento de recursos da empresa), CRM (gerenciamento de relações com o cliente) e SCM (gerenciamento de correntes de suprimento).

Isso só foi possível porque nos anos de 2006 e 2007, principalmente, a Oracle adquiriu um grande número de empresas: só no ano passado, 12 empresas foram compradas pela gigante de banco de dados.
Mais sucessores de Bill Gates
Paul Otellini, da Intel: aliado da Microsoft, do Google e da Apple
Sergey Brin e Larry Page: os inventores de um buscador onisciente
Samuel J. Palmisano, da IBM: estimulador de novas idéias
Linus Torvalds, pai do Linux: articulações com voluntários e grandes empresas
Steve Jobs, da Apple: um criador de ídolos eletrônicos
Michael Dell, da Dell: responsável pela idéia de vender, sem intermediários, PCs personalizados
Steve Ballmer, da Microsoft: bom administrador, mas pouco flexível
Mitchell Baker, da Mozilla Foundation: a mulher que lidera o Firefox
Larry Ellison, da Oracle: o visionário inventor do banco de dados mais conhecido do mundo
Jerry Yang, do Yahoo: ele sobreviveu à bolha e disse não a Microsoft
Na sua opinião, quem será o novo guru da tecnologia?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host