UOL Notícias Tecnologia

28/08/2008 - 10h03

IFA 2008 começa nesta sexta-feira, exibindo de TVs inovadoras a robôs que limpam a casa

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
Duzentos e vinte e dois mil visitantes, 1.212 estandes representando fabricantes vindos de 32 países e um total de 2,75 bilhões de euros movimentados (ou mais de R$ 6,8 bilhões).

Esses são alguns números da edição 2007 da tradicional feira alemã de tecnologia International Funkausstellung (IFA) —cuja 48ª edição abre ao público nesta sexta-feira (29), trazendo novidades em sua estrutura e com metas de superar as somas citadas neste parágrafo.

PROMESSAS DA IFA 2008
EFE/Rainer Jensen
Mulher observa máquina de lavar gigante na IFA 2008 que trará, além das tradicionais TVs e eletrônicos, um pavilhão dedicados aos eletrodomésticos high-tec
FOTOS DOS PREPARATIVOS DA FEIRA
Na IFA 2008, novamente sediada no centro de exposições Berlin Messe, na capital alemã, as tecnologias que nos próximos anos farão parte da sua vida (ou que povoarão seus mais insólitos sonhos de consumo) serão apresentadas em sete pavilhões, numa área total de 122 mil metros quadrados —um recorde na historia do evento, um dos mais importantes do mundo para o setor de TI.

Confira fotos dos preparativos da IFA 2008

O público da feira (e o leitor do UOL Tecnologia) deverá conhecer TVs ultrafinas que exibem imagens tridimensionais ou que realizam a projeção com laser, notebooks com configurações potentes e dimensões cada vez mais diminutas, navegadores GPS com funções aprimoradas e megarealistas, até celulares feitos com materiais que não agridem o meio ambiente, como o bioplástico, a base de milho.

Além delas, em 2008, as atrações da IFA também irão alem do entretenimento na sala de estar e da produtividade no trabalho — tradicionalmente, dois pontos fortes do evento.

Tecnologia domestica em alta

A decisão de montar um espaço integralmente dedicado a tecnologia doméstica partiu de uma pesquisa, encomendada pela direção da IFA, que constatou que dos 10 objetos eletrônicos mais utilizados pelo consumidor comum, cinco pertencem ao grupo dos eletrodomésticos.


O crescente mercado para esse nicho de produtos também influenciou na elaboração de um espaço totalmente dedicado ao segmento

A IFA 2008 deve confirmar a tendência de equipamentos que auxiliam na obtenção de uma rotina saudável e são energicamente econômicos.

CASA HI-TECH @ IFA
Entre as estréias deste ano está o pavilhão Home Appliances (ao todo a feira tem sete pavilhões), com 25 mil metros quadrados dedicados aos eletrodomésticos tecnológicos. Sim, isso mesmo: agora objetos como geladeiras e lavadoras de roupas ganham ares high-tech e abandonam o status de protótipos.

No pavilhão da casa hi-tech devem figurar também inventos que, antes, pareciam restritos aos delírios da ficção científica, como robôs que limpam a casa a seco e livram o dono de se preocupar com tais tarefas —, definitivamente, um desejo irresistível para quem mora sozinho.


Palestras e keynotes

Na abertura, acontecerão três apresentações de executivos e presidentes de gigantes da tecnologia mundial

A primeiro delas trará o presidente da divisão de Digital Media Business da Samsung, Jongwoo Park. No mesmo dia, o CEO de Consumer Lifestyle da Philips, Andrea Ragnetti, comenta tendências da indústria tecnológica, e o CEO do grupo Bosch e Siemens, Kurt-Ludwig Gutberlet, finaliza a sessão de palestras do dia de abertura do evento.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host