UOL Notícias Tecnologia

29/08/2008 - 20h00

TVs na IFA ganham padrão melhor que o full HD e já exibem imagens até em 3D

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
Até ontem, o padrão full HD de alta definição era o máximo a que se podia chegar em matéria de qualidade de imagem em uma televisão. Bem, isso até a 48ª edição da feira de tecnologia International Funkaustelung (IFA) começar.

Na edição 2008 do evento, a Samsung (dona do estande mais espaçoso da feira) apresentou a maior TV LCD "Ultra High Definition" do mundo. O produto tem 82 polegadas —o mesmo que quatro painéis LCD de 40 polegadas agrupados em forma de um retângulo.

VEJA MAIS DESTAQUES DA IFA 2008
Crédito
Padrão Ultra High Definition de TV LCD
é inédito e tem a melhor definição
FOTOS DOS PREPARATIVOS DA FEIRA
TVS QUE SÃO DESTAQUE NA IFA 2008
ALÉM DO FULL HD E IMAGENS EM 3D
ADEUS AO CONTROLE REMOTO DA TV
IMPRIMA FOTOS À PROVA D'ÁGUA
Com esse padrão, esqueça os 1.920 x 1.080 pixels de resolução que você acreditava serem imbatíveis. A televisão, apresentada com status de 'jóia' pela fabricante coreana, chega a muito mais do que isso: atinge 3.840 x 2.160 pixels de resolução. O padrão digital de TV no Brasil, por exemplo, não chega nem perto disso.

Preparativos da IFA 2008

Por falta de conteúdo sendo exibido nesse formato, a TV de imagens surpreendentemente nítidas e de cores tão fiéis à realidade que saltam aos olhos, ainda apenas peça de exposição, sem data de lançamento ou preço pré-definido.

Telas LCD com velocidade recorde de processamento, com menor consumo de energia, aparelhos Oled e TVs que exibem conteúdo 3D sem a necessidade de uso dos conhecidos óculos especiais, também marcaram o primeiro dia de abertura do evento. Até o controle remoto pode estar com os dias contados na hora de ver seu programa favorito.

Vídeo mostra como funciona o equipamento

LCDs mais finos e com economia de energia

Eles ainda não são tão finos quanto as TVs de tecnologia Oled, mas os televisores LCD já conseguem ter espessuras de menos de 2,5 centímetros —como um modelo de 50 polegadas apresentado pela Panasonic.

Em se tratando de equipamentos dessas dimensões, dá para constatar que o "regime" com o qual a TV foi presenteada foi eficiente, já que tais modelos também pesam até 50% menos do que seus similares. Modelos, de 56 e 60 polegadas, serão lançados ainda em 2008 pela marca na Europa.

Além de mais esbelta, a TV também fica mais econômica a partir de agora. Em tempos de preocupação com o meio ambiente, marcas como a Philips lançam TVs que regulam a intensidade da iluminação dos LEDs —que não só consomem apenas menos energia, como também geram imagens mais fiéis e bem definidas.

Na edição da feira norte-americana CES, realizada em janeiro, a TV
de plasma de 150 polegadas da Panasonic roubou a cena.

Na IFA, a colossal TV foi exposta e repetiu o frisson. O modelo não está à venda, nem tem preço definido. Na verdade, ocupa o lugar de outra televisão gigante fabricada em 2006.

Bem "menor", tinha 103 polegadas -e custava US$ 70 mil dólares. Virou sucesso no Oriente Médio.

Segundo o gerente de promoções da Panasonic européia, Wilson Solano, mais de 2,5 mil unidades da TV foram vendidas, a grande maioria "para ricos excêntricos de países produtores de petróleo".

TV GIGANTE PARA ÁRABE VER
Uma das novidades da companhia holandesa na IFA é uma TV LCD que traz a tecnologia LED Backlightning, fazendo com que sua tela de 42 polegadas seja dividida em 128 "blocos", cuja luminosidade é regulada de forma independente. O produto gera taxa de contraste de espantosos 2.000.000:1. Em cenas com forte presença de tons brancos, ou fotografia mais escura, a tecnologia mostra sua utilidade.

TV 3D dá os primeiros passos

As televisões com tecnologia de imagens tridimensionais também marcaram presença no evento. Presentes no estande da Philips e no da Samsung, ambas diferem em interface, mas mostram imagens que chegam perto da lisergia, especialmente em filmes com efeitos especiais -justamente os escolhidos pelos fabricantes para exibir as capacidades 3D dos equipamentos.

Veja fotos das TVs apresentadas na Feira

A TV 3D da Philips estava ligada a um player Blu-ray, que continha o filme com os dados necessários para a leitura tridimensional. Graças a sua tela, com ranhuras horizontais semelhantes a de um cartão com imagem holográfica, dispensa os óculos especiais, comumente necessários no uso de aparelhos do gênero.

O modelo exibido com destaque, de 52 polegadas, ainda não tem data de comercialização, nem preço estimado. Mas a Philips anuncia que irá lançar modelos menores, com capacidades 3D já no primeiro semestre de 2009, no mercado europeu.

Já o modelo exibido no estande da Samsung requeria óculos especiais para exibição das imagens 3D. O efeito era menos interessante do que o proporcionado pela Philips e se assemelhava a uma visão estrábica. No produto da Samsung, havia um kit conectado a uma saída especial do televisor —que tem de ser compatível com a tecnologia. O kit consiste em um transmissor e está à venda no mercado europeu por 190 euros.

Oled em profusão

Telas finíssimas e com imagens impecáveis. A descrição cabe perfeitamente às telas Oled, exibidas em estandes como o da Sony, conquistando a adoração dos alemães.

Os estandes que abrigavam as finas telas de diodo orgânico de emissão de luz (as palavras que formam a sigla Oled) eram parada obrigatória para os visitantes da feira, que se acotovelavam para fotografar as TVs no melhor ângulo: ou seja, de lado, com sua finíssima espessura atestada.

Guerra de fabricantes

Antes da IFA 2008 começar, a Sony espalhou outdoors por Berlim para divulgar seu principal lançamento: uma TV LCD com velocidade de frame rate de 200Hz.

Com a marca inédita, apregoada pela fabricante como "a primeira TV do mundo" a atingir tal velocidade, a sensação de imagens borradas, um dos calcanhares-de-aquiles da tecnologia LCD, deve acabar de vez.

Em jogos de futebol ou filmes com cenas de fotografia escura, a melhora é plenamente perceptível.

O lado curioso da história —e que mostra o quão aguda é a competitividade no milionário setor da TI— é que outra TV, com a mesma velocidade, também era exibida no estande da rival Samsung, com os mesmos dizeres de produto exclusivo.

Aos visitantes da IFA, resta a dúvida sobre qual das gigantes asiáticas saiu primeiro nessa disputa.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host