UOL Notícias Tecnologia

02/09/2008 - 09h00

Na Alemanha, iPhone 3G pode custar R$ 2,50; mas enfrenta "iClone"

CAIO TERRERAN | Do UOL Tecnologia, em Berlim (Alemanha)
Lançado em julho, o novo iPhone 3G aparece timidamente na feira de tecnologia IFA 2008, a maior do setor de eletrônicos de consumo na Europa. O celular (provavelmente) mais desejado do mundo já chegou à Alemanha e é comercializado somente por uma operadora, a gigante T-Mobile.

Veja mais notícias, vídeos e fotos do evento

Mesmo com uma pequena área dedicada a ele no estande da companhia (que tem uma impressionante parede sensível ao toque de 18 metros), o celular Apple chama a atenção dos visitantes da feira de tecnologia e atrai olhares curiosos —e mãos ávidas por manusear sua ainda revolucionária interface touchscreen.

Enquanto no Brasil operadoras fazem mistério quanto ao preço do iPhone (e cobram até taxas dos interessados), na Alemanha ele pode ser adquirido de 1 a 249 euros —dependendo do contrato firmado com a operadora, geralmente de 2 anos de duração.

A promoção de 1 euro vale para a versão de 8GB e tem mensalidade de 69 euros, com 5 GB de downloads permitidos, 150 SMS e 200 minutos de conversação.

Assim, com ofertas atraentes, a segunda geração do iPhone repete o sucesso da primeira, lançada por aqui no fim de 2007. "Não estou autorizado a divulgar números e vendagens, mas lhe digo que estamos plenamente satisfeitos com a aceitação do iPhone 3G entre os alemães", afirma Georg von Wagner, porta-voz da T-Mobile para o país. "Na comparação com a primeira geração do aparelho, a procura está sendo confortavelmente superior".

Com tal bom desempenho, é claro que o gadget não reinaria sozinho no setor de celulares da IFA (área que, tradicionalmente, não é um foco tão determinante da feira quanto TVs e eletrodomésticos de ponta, mas que deve crescer nas futuras edições do evento).

A Samsung trouxe a Berlim o seu Omnia —um celular externamente tão parecido com o iPhone que poderia automaticamente ser incluído na informal categoria dos iClones. Mas que, por dentro, ostenta melhorias significativas em relação ao celular Apple.

Rival tem mais do que touchscreen

No estande da marca sul-coreana uma grande área se dedica a divulgar o Omnia, celular anunciado no mesmo dia da conferência MacWorld 2008 cuja estrela foi o iPhone 3G.

Além da touschscreen responsiva (a cada toque na tela, o celular dispara um leve tremor, demonstrando ao usuário que o uso foi percebido), o Omnia tem sistema operacional Windows 6.1 (com pacote Office), navegação GPS, memória externa expansível a até 32 GB via cartão MicroSDHC e câmera de 5 megapixels —os dois últimos itens são impensáveis no iPhone, cuja memória não pode ser expandida e que ainda é equipado com uma câmera básica, de apenas 2 megapixels.

O Omnia está sendo exibido em uma feira do porte da IFA pela primeira vez e chegou ao mercado alemão na primeira semana de agosto. Sem estar atrelado a nenhum plano ou operadora, custa 649 euros. Como o leitor deve imaginar, a T-Mobile não cogita comercializar o Omnia.

"Temos contrato de exclusividade com a Apple e ele inclui cláusula em que nos comprometemos a não trabalhar com nenhum telefone que mimetize o iPhone, ou seja: os tais iClones, como o Omnia, estão fora de nosso portfólio", informa o porta-voz da operadora, Georg von Wagner.

Confira vídeo com demonstração do uso do Samsung Omnia na IFA 2008



Álbum de fotos UOL Tecnologia traz os principais rivais do iPhone 3G
Veja fotos de celulares que imitam o iPhone, os famigerados iClones

Câmera de 8 megapixels reconhece rostos na foto

Se uma câmera de 5 megapixels ainda não for suficiente para convencer o interessado em comprar um iPhone 3G a dar uma olhada no que a Samsung oferece, um celular equipado com sensor de 8 megapixels e tecnologias avançadas, como o reconhecimento facial e a detecção de sorrisos, pode fazê-lo pensar duas vezes.

O Innovate chega ao mercado alemão no fim de setembro e impressiona não só pela resolução alcançada por sua câmera (suficiente para aposentar a câmera digital avulsa e permitir ao usuário levar dois gadgets em um), como também pela capacidade de "perceber" que há um rosto na imagem a ser clicada. Dessa forma, realiza os ajustes necessários para que o retrato saia o melhor possível. Pode ser o fim das fotos que põem à prova seu talento fotográfico.

Processo semelhante ocorre com a detecção de sorrisos, quando o celular é capaz de notar que a pessoa a ser retratada acaba de sorrir, aproveitando o momento para disparar o clique.

O Innovate também tem navegação GPS e capacidade interna de armazenamento de 8 GB (expansível via cartão MicroSD) e função de som Surround 3D. Custará, na Alemanha e fora de planos e contratos, 600 euros.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host