UOL Notícias Tecnologia

05/09/2008 - 08h00

Máquina que vende MP3 chega a São Paulo no próximo dia 10

CAMILA RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia
Um totem com tela sensível ao toque que disponibiliza músicas, vídeos, audiolivros e toques para celular (pagos e gratuitos), sem intermédio de um computador: essa é a idéia da FunStation, uma máquina que vende conteúdo sob demanda e entrará em funcionamento no dia 10 de setembro.

Veja imagens da FunStation

Está previsto para outubro o lançamento de uma plataforma Web que permitirá que artistas vendam suas músicas sem intermédio de gravadoras.

Bastará fazer o upload da música, definir o preço que elas valem e, depois de 48 horas, elas deverão estar em cada uma das máquinas -o conteúdo delas é centralizado em um servidor.

Segundo Armando Périco, programador da FunStation, os artistas terão acesso a relatórios que mostram quantas vezes as faixas deles foram vendidas e qual é a porcentagem do valor da venda que lhes cabe.

O artista também pode optar por disponibilizar as músicas gratuitamente, como alguns já fazem na rede social MySpace.

LIVRE DE GRAVADORAS
O primeiro modelo será lançado em São Paulo, na unidade da Fnac da Paulista, e o conteúdo será disponibilizado por valores entre R$ 0,50 e R$ 3,50, segundo o desenvolvedor da máquina, Bruno De Marchi Filho.

A estação foi idealizada por Bruno e Armando Périco Neto em conjunto com estudantes italianos e alemães e desenvolvida na Faculdade de Tecnologia de Lugano, na Suíça. O contrato para comercialização do equipamento no Brasil foi fechado com Marcos Maynard, músico e ex-presidente de grandes gravadoras.

Mas também vai ter conteúdo gratuito, que ou deverá ser patrocinado ou disponibilizado pelas próprias gravadoras como meio de divulgação, por exemplo.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como funciona:



As músicas disponibilizadas inicialmente são de gravadoras nacionais, como Som Livre, Biscoito Fino, Coqueiro Verde, Velas, Movie Play, Thrbo Music e Max Pop e nenhuma das canções terá proteção DRM.

As multinacionais, como EMI, Sony e Warner, ainda não licenciaram o conteúdo —o motivo, segundo De Marchi Filho, seria a dificuldade de negociar com as matrizes o conteúdo sem DRM, ainda não liberado em países da América Latina.

A seção de vídeos é preenchida também com conteúdos dessas gravadoras e dos produtores de animações para Internet Maurício Ricardo (do Charges.com) e do Mundo Canibal (do hit "Avaianas de Pau"). "Também estamos negociando com a TV Cultura", adianta De Marchi.

Ele diz que se alguma banda ou artista se interessar por esse tipo de divulgação, pode mandar e-mail para contato@funstation.com.br.

O conteúdo da seção de audiolivros virá das editoras Audiolivro e Nossa Cultura, e os ringtones serão disponibilizados também pelas gravadoras e pelo Mundo Canibal.

A máquina será compatível com qualquer tipo de tocador de MP3, porque suporta cartão SD, USB, entrada de iPod e permite conexão Bluetooth (para o caso de tocadores em celulares).

"Vender o momento"

A máquina suporta desde o iPod mais sofisticado até o tocador de MP3 mais simples e celulares, com o objetivo de atingir dois públicos: um deles é composto por jovens que têm computador em casa mas que gostariam de ter uma música nova durante o dia, "como quem compra uma coca-cola gelada na máquina mesmo tendo várias latinhas na geladeira de casa", compara De Marchi.

"A idéia é "vender o momento" para quem já tem o computador. Vender a comodidade de ter a música que quiser na hora que quiser, sem depender de um computador".

Outro público que a máquina quer atingir são as pessoas de baixo poder aquisitivo, que ou compraram tocador de MP3 popular e têm dificuldades de baixar música, ou possuem um aparelho celular com MP3, mas não têm condições de adquirir um plano de dados e acham o conteúdo oferecido pelas operadoras de celular muito caro.

Além da Fnac, a máquina também poderá ser encontrada nas unidades do Carrefour de Tamboré, Pinheiros e Butantã a partir de outubro. A empresa também está negociando com outras lojas que atendam o público-alvo.

Os planos prevêem que, em janeiro, a máquina esteja em 100 lojas.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host