UOL Notícias Tecnologia

03/10/2008 - 07h00

No carro, som é essencial; veja 21 players automotivos que vão do Bluetooth à USB

MARCELO AYRES | Para o UOL Tecnologia
Em uma era cujo trânsito nas cidades é uma realidade inevitável, o sistema de som do carro torna-se um item tão importante quanto os freios ou o câmbio. Mais do que uma distração no engarrafamento, ele informa o melhor caminho para chegar e voltar do trabalho e mantém o ouvinte bem informado com notícias.

Mas apesar de tamanha utilidade o equipamento passa por constantes evoluções. Uma delas foi desencadeada pelo advento do MP3 na música, que possibilitou o surgimento de players automotivos que reproduzem arquivos neste formato.

Reprodução

Além do MP3, também há tocadores automotivos que podem receber a conexão de players adicionais via USB — alguns modelos possuem até entradas especialmente desenvolvidas para iPods. Já outros podem se conectar via Bluetooth com gadgets adicionais.

E há também o nicho de DVD players para automóveis: aparelhos que além de terem rádio, CD de MP3 e porta USB também podem reproduzir vídeos de um DVD. O mercado para esse tipo de equipamento está em pleno crescimento, mas há restrições na legislação.

Acesse no link abaixo uma seleção feita pelo UOL Tecnologia com sons para o carro e veja o que eles têm de especial para ajudar a tornar o trânsito uma situação menos desagradável.

Conheça 21 sons high-tech selecionados pelo UOL Tecnologia para você instalar no carro

Ter um DVD instalado no painel do automóvel pode ser uma boa diversão. Porém, quem tenta adicionar o equipamento ao carro deve ter cuidado - ao desrespeitar a legislação, o (provavelmente alto) investimento no player poderá ir por água abaixo.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) proibiu a utilização do acessório nos automóveis em 2003, ao entender que ela feria o Código de Trânsito Brasileiro. Mas quatro anos após, em 2007, mudou a proibição.

A partir de então, passou a indicar que os equipamentos capazes de reproduzir imagens para fins de entretenimento poderiam ser instalados no painel dianteiro, desde que tivessem mecanismo que permitisse seu funcionamento somente quando o freio de mão do veículo estivesse puxado.

Na prática, isso quer dizer que só quando o carro estiver parado ou estacionado o motorista poderá assistir a um DVD. Com o automóvel em movimento, este mecanismo deve fazer com que a imagem não apareça. Se o seu aparelho não possuir este sistema e o motorista for parado em uma fiscalização, poderá ser multado.

Para os painéis instalados nas costas dos bancos de motorista e passageiro a instalação é permitida.

O CONTRAM E O DVD NO CARRO: O QUE A LEI DIZ?

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host