UOL Notícias Tecnologia

29/10/2008 - 08h00

Amanhã é dia do mutirão do lixo eletrônico em São Paulo

Da Redação | UOL Tecnologia
Nesta quinta-feira (30), moradores de todas as cidades do Estado de São Paulo poderão jogar fora celulares, pilhas e baterias de qualquer tipo no Dia do Mutirão do Lixo Eletrônico.

A secretaria do Meio Ambiente, responsável pelo movimento, diz que um quilo de celular, por exemplo, pode ser reaproveitado e render de 100 mg a 150 mg de ouro, 400 mg a 600 mg de prata, 20 mg a 30 mg de paládio, 100 g a 130 g de cobre e 200 g de plástico.

O DESTINO DO LIXO ELETRÔNICO
GettyImage
Clique nos links para navegar pela matéria
DO QUE É FEITO O COMPUTADOR?
ONDE DESCARTAR O LIXO ELETRÔNICO
FOTOS: EQUIPAMENTOS VERDES
O Governo criou um site especialmente para a ocasião, o www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico, que exibe os locais de descarte em todas as cidades do Estado.

Por possíveis problemas de logística, o Mutirão do Lixo Eletrônico não aceitará descarte de computadores, impressoras e outros tipos de eletrônicos. No entanto, eles podem ser doados para associações que estão listadas no site.

A página também contém dicas de como reaproveitar os eletrônicos e agir de forma mais ecologicamente responsável, como doar os equipamentos em vez de descartá-los, comprar produtos que consumam menos energia e desligar os equipamentos quando não for usá-los.

Os usuários que tiverem idéias para colaborar com o reaproveitamento de eletrônicos podem cadastrar sua participação no site. As entidades que recebem PCs antigos geralmente usam as máquinas em salas de informática própria ou repassam para outras associações.

Atualmente, com o barateamento dos equipamentos e o crescimento das vendas, a quantidade de lixo eletrônico no mundo já chegou a casa de 50 milhões de toneladas, representando 5% de todo o lixo produzido pela humanidade.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host