UOL Notícias Tecnologia

17/11/2008 - 10h56

"Halo 3 Recon" mistura mapas lineares e abertos

De acordo com uma matéria publicada na revista Game Informer, "Halo 3 Recon", expansão em disco para "Halo 3", a nova campanha do game terá dois tipos de mapas - abertos e lineares -, além de o enredo ter similaridades com seriados de TV de detetive. Essa expansão, que além de uma nova campanha traz novos conteúdos para o modo multiplayer, funciona por si só, ou seja, não é preciso ter "Halo 3" para rodar "Recon".

Nesse novo episódio, o protagonista não é mais Master Chief, mas The Rookie (O Novato, numa tradução literal), um membro do Orbital Drop Shock Trooper (ODST), as forças especiais da UNSC, a principal facção da humanidade no mundo de "Halo".

Ele desce à Terra ao ponto zero onde aconteceu um ataque alienígena, em New Mombasa, durante os eventos de "Halo 2". No entanto, sua equipe, de cinco integrantes, se perde. É neste ponto que aparece uma das novidades de "Recon": agora, com um auxílio de um PDA, é possível ver o mapa e marcar referências. É uma funcionalidade importante, já que, desta vez, o mundo é aberto, ou seja, o jogador tem uma cidade para explorar e não há ordem específica para os eventos acontecerem.

"A razão para termos escolhido a ODST é que é um personagem que definitivamente temos idéias sobre como desenvolver e realçar mais o cerne dos jogos de 'Halo'", diz Joseph Staten, diretor criativo da Bungie, à publicação Game Informer.

Mistério e suspense

Como num seriado de detetives, o jogador segue para o último paradeiro conhecido de seus companheiros, e chegando lá encontra evidências do que pode ter acontecido. Num dos lugares, um rifle de precisão está pendurado num poste de luz. Com o auxílio do "visual mode", os inimigos e itens ficam destacados no cenário. Ao encontrar os pertences de seus companheiros, entra em cena um "flashback", que explica o que aconteceu ao dono do objeto, numa narrativa que lembra o seriado "Lost".

Esses "flashbacks", naturalmente, serão jogáveis e, nesse caso, tem uma progressão mais tradicional à série "Halo", mais linear. Essas sequências têm cerca de 30 minutos de jogo. "Isso não é uma sequência de um sonho ou uma viagem metafórica que o objeto permite que você faça", explica Staten.

"Funciona como qualquer seriado de detetive, como 'Cold Case' ou 'Law and Order', no qual o detetive chega à cena do crime, olha os contornos feitos com giz, os buracos de balas e vê o que está acontecendo. De repente, vozes ecoam e a câmera retrocede duas horas", continua.

Staten diz que The Rookie tem uma mecânica diferente de Master Chief. Não se trata de um super-soldado como o herói de armadura esmeralda, e, por isso, é mais lento. Apesar de possuir equipamentos inéditos, como os citados PDA e o visor especial, além de uma metralhadora com silenciador, perde o escudo, o rastreador de movimento e a habilidade de usar duas armas ao mesmo tempo. Assim, enfrentar um Brute Chieftain está mais perigoso que nunca.

"Halo 3 Recon", exclusivo para Xbox 360, está previsto para sair no terceiro trimestre de 2009.
Mais
"Halo 3: Recon" terá entre três a cinco horas de jogo
Microsoft revela "Halo 3: Recon", que trará novo herói
Expansão de "Halo 3" será vendida em lojas

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host