UOL Notícias Tecnologia

17/11/2008 - 07h02

"A Web se tornará mais popular. E, assim, nós também", diz Mozilla

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Uma em cada cinco pessoas no mundo utiliza o Firefox. E é por isso que Mike Beltzner, diretor de desenvolvimento do browser da Mozilla, comemora. Ele acredita que por se tratar de uma iniciativa de uma organização relativamente pequena se comparada à gigante Microsoft, o Firefox está cumprindo um excelente papel no mercado.

Leia a seguir a conversa que o UOL Tecnologia teve com Beltzner sobre as características do browser, do que os usuários mais gostam e de como conseguir mais mercado.

UOL Tecnologia: O que os usuários mais admiram no Firefox?
Mike Beltzner: Os nossos usuários gostam de praticamente tudo o que oferecemos. No passado, fomos o navegador mais popular a oferecer navegação por abas. Agora, somos os primeiros em se tratando de add-ons. Acredito que por permitirmos toda essa gama de personalizações, é que nossos usuários admiram o Firefox.

UOL Tecnologia: Sobre o futuro dos browsers, haverá cada vez mais implementações nestes softs ou existirão mais plataformas criadas para lidar com aplicações Web?
Mike Beltzner: Correndo o risco de errar feio, eu diria que o futuro é o balanço de ambos. Os browsers devem acompanhar tendências e incluir características para atrair usuários. Nós já vimos isso antes, quando Netscape e IE brigavam pelo mercado. O Firefox foi criado sob a ótica de que a melhor característica de um navegador é a própria Web. E o que for além disso deve ser incorporado pelo próprio usuário —no caso, os add-ons. Acredito que no futuro o Firefox garantirá melhor controle de dados, permitindo combinar serviços de páginas eletrônicas e aplicações customizadas. Tudo isso de forma rápida e fácil.

UOL Tecnologia: Como a Mozilla conseguirá mais mercado para o Firefox?
Mike Beltzner: Nosso mercado está crescendo. E acredito que está crescendo até que bem, se considerarmos que cada computador vendido já tem embarcado um navegador do nosso principal concorrente. Nós temos cerca de 20% [do mercado], o que quer dizer que uma em cada cinco pessoas no mundo usa o Firefox - e, melhor, escolheu usá-lo, já que ele não acompanha o sistema operacional. Isso é incrível se considerarmos o tamanho da nossa organização e dos fundos limitados que temos para fazer publicidade. Em resumo, acredito que nosso mercado crescerá normalmente enquanto tivermos um browser seguro e rápido. Nossos usuários não precisam se preocupar com segurança, e esse é o ponto. Nós acreditamos que a Web se tornará mais popular. Então, nós também nos tornaremos.

UOL Tecnologia: Além do Firefox, você usa algum outro browser?
Mike Beltzner: Eu uso outros browsers porque quero ficar de olhos abertos sobre o que a concorrência faz. Mas isso é muito doloroso. Meu Firefox sabe quem eu sou e está completamente customizado, coisa que não consigo fazer com IE e com o Safari. De qualquer forma, eu vejo algumas boas idéias nesses browsers, e fico muito feliz em perceber que desde que o Firefox surgiu, outros grupos estão interessados em tornar os navegadores melhores.

UOL Tecnologia: O que os usuários do Firefox podem esperar para as próximas versões?
Mike Beltzner: Eu acredito que você pode esperar por mais velocidade, suporte a novas tecnologias, como vídeo e localização geográfica, e outras coisas que tornarão as tarefas diárias do usuário mais fáceis.
Mais
IE contra Firefox, Chrome, Opera e Safari: qual se sai melhor?
Firefox seduz usuários pela quantidade de funções adicionais
Cada vez mais parecido com o Firefox, Internet Explorer ainda é browser o mais popular
Chrome, navegador do Google, ganha pontos na linha "menos é mais"
Safari, aposta da Apple, garante integração com iPhone e iPod
Opera, o melhor navegador que ninguém usa
"A Web se tornará mais popular. E, assim, nós também", diz Mozilla
"Velocidade é importante, mas experiência agradável é mais", diz Microsoft
"Chrome é o mais rápido e o mais simples", diz Google
"Integração entre Safari e aplicativos Apple é seu diferencial", diz Apple
"Nós ficamos felizes com a entrada do Chrome no mercado", diz Opera
Em teste de velocidade, Chrome mostra que é o mais rápido

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host