UOL Notícias Tecnologia

17/11/2008 - 07h02

"Nós ficamos felizes com a entrada do Chrome no mercado", diz Opera

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Em 2005, Jon von Tetzchner, presidente da Opera Software, prometeu nadar da Noruega à Inglaterra se o Opera 8 alcançasse a marca de 1 milhão de downloads em quatro dias. Como atingiu a marca, o norueguês caiu na água e saiu dela só depois de três dias, devido a uma pane no barco que o acompanhava.

Três anos depois, e com o Opera representando menos de 2% do mercado, Tetzchner fala ao UOL Tecnologia sobre a chegada do Chrome à Web, por que o browser norueguês não deslancha e ainda comenta a famosa frase que dá conta de que seu produto é "o melhor navegador que ninguém usa".

UOL Tecnologia: O Opera é repleto de recursos. O Chrome, minimalista. Você diria que são opostos?
Jon von Tetzchner: Em primeiro lugar, gostaria de dizer que fico feliz pelo Chrome entrar no mercado. Quanto mais competidores entrarem, mais facilmente as pessoas perceberão que têm escolhas, que têm alternativas. Aliás, desde o dia que lançaram o Chrome, houve um aumento de 20% em downloads do Opera. Quanto à sua questão, nós queremos dar ao usuário o que ele precisa. Tirando os add-ons, Chrome, Firefox e IE pensam que os usuários gostam de browsers do jeito que eles fazem. Nós continuamente incluímos características para torná-lo mais produtivo, organizado e eficiente. Pensamos que o navegador é um complemento do que você faz online.

UOL Tecnologia: O Opera foi pioneiro em vários recursos populares hoje, como a navegação por abas. O que vocês pensam sobre esses "empréstimos" que outras empresas fazem das suas criações?
Jon von Tetzchner: Ficamos felizes em ver os outros adotarem idéias que tivemos. Este é o espírito da inovação: é melhor ser copiado do que copiar. De alguma forma, copiar nossas características acaba por validar nossa idéia original. Talvez muitas pessoas questionassem algumas coisas que fizemos de forma diferente, mas quando outros browsers copiam, isso mostra que agimos corretamente.

UOL Tecnologia: No Brasil, talvez no mundo, é comum ouvir que "o Opera é o melhor navegador que ninguém usa". O que vocês pensam disso?
Jon von Tetzchner: Se quem diz isso pensa que somos os melhores, deveria tentar usar. Além disso, o browser é gratuito, então não há motivo para não avaliar. Eu sempre digo que se a pessoa usar o Opera por uma semana, nunca mais o largará. Afinal, o navegador é rápido e completo. Acredito que é uma boa pedida para os usuários brasileiros. E também para os outros, ao redor do mundo.

UOL Tecnologia: O que o navegador Opera tem de melhor e de pior?
Jon von Tetzchner: É um desafio pensar em pontos negativos no Opera. Eu ajudei a desenvolver a primeira versão e está no meu coração. Não vejo as coisas em termos de pior e melhor. Eu gosto de muitas características, como o gerenciador de e-mail, a velocidade do navegador, a integração com nossa plataforma online. E eu vejo muitas formas de melhora-lo —mesmo porque sou desenvolvedor e sei que o trabalho nunca está terminado. Sempre há algo a melhorar.

UOL Tecnologia: Como o Opera planeja ganhar o mercado de browsers para PC?
Jon von Tetzchner: Eu espero basicamente que muitas pessoas no Brasil baixem o Opera 9.6. Planejamos realizar algumas ações em universidades brasileiras, para falar sobre Web e padrões Web. Fora isso, lançamos um site para promover o browser, que é o chooseopera.com. Nossa comunidade online é muito forte e também contamos com ela para aumentar nossa participação.
Mais
IE contra Firefox, Chrome, Opera e Safari: qual se sai melhor?
Firefox seduz usuários pela quantidade de funções adicionais
Cada vez mais parecido com o Firefox, Internet Explorer ainda é browser o mais popular
Chrome, navegador do Google, ganha pontos na linha "menos é mais"
Safari, aposta da Apple, garante integração com iPhone e iPod
Opera, o melhor navegador que ninguém usa
"A Web se tornará mais popular. E, assim, nós também", diz Mozilla
"Velocidade é importante, mas experiência agradável é mais", diz Microsoft
"Chrome é o mais rápido e o mais simples", diz Google
"Integração entre Safari e aplicativos Apple é seu diferencial", diz Apple
"Nós ficamos felizes com a entrada do Chrome no mercado", diz Opera
Em teste de velocidade, Chrome mostra que é o mais rápido

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host