UOL Notícias Tecnologia

17/11/2008 - 07h04

Em teste de velocidade, Chrome mostra que é o mais rápido

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Itens como riqueza em recursos, facilidade de uso, navegação segura, sempre importantes quando o assunto é browser, ficam relegadas a segundo plano na cabeça dos usuários. O "top of mind" no quesito "o que eu quero em um navegador Web" é rapidez ao exibir as páginas.

Prova disso é que todos os entrevistados pela reportagem —executivos do Google, da Mozilla, do Opera, do Safari e da Microsoft— afirmaram que tornar a navegação mais rápida é uma das grandes preocupações deles. Outro ponto que comprova a preocupação é que, com exceção de IE e FF, Opera, Safari e Chrome se vendem como os mais rápidos da Internet —e se eles não fazem isso diretamente, seus usuários, sim.

Para avaliar a velocidade dos navegadores, o UOL Tecnologia realizou um teste prático com todos eles, nas mesmas condições. Durante sete dias seguidos, com o cache dos navegadores e demais dados temporário completamente limpos, a velocidade dos browsers foi aferida.

A idéia era medir a abertura inicial do browser. E, depois de fechado, a reabertura dele pela quinta vez e a navegação por alguns sites de conteúdo distinto —que mesclassem conteúdo multimídia, tabelas e necessitassem de agilidade na renderização (os sites escolhidos foram Ign.com, Toyota.com.br, eBay.com, UOL.com.br e YouTube.com). Os tempos foram marcados com cronômetros e os números apresentados são médias calculadas depois dos sete tempos marcados.

As versões dos softwares avaliados foram as últimas disponíveis de cada um até outubro. Assim, foram mescladas edições ainda em beta com softwares finalizados —o que, em tese, poderia beneficiar os softwares lançados de forma estável. Internet Explorer 8 beta 2, Firefox 3.1b, Chrome 0.3.154.9 Beta, Opera 9.62 e Safari 3.2 foram colocados lado a lado e avaliados em um PC dotado de Windows Vista, com processador Dual Core, 3 GB de RAM e conectado à Internet com velocidade presumida de 6 MB.

O teste

Na abertura inicial, o Opera se saiu melhor que os concorrentes, com 2,1 segundos cravados. O browser foi seguido por Firefox (3,6), IE (3,9), Chrome (4,6) e Safari (5,2).

Entretanto, a coisa muda sensivelmente de figura quando o navegador já está aquecido. Optamos por cronometrar o tempo de abertura depois exatamente na quinta vez seguida. Desta forma, quem se destacou foi o Chrome, com tempo de abertura de 0,8 segundos. Na esteira surgem Opera e Safari, com idênticos 0,86 para abrir. Internet Explorer e Firefox complementam a lista com, respectivamente, 1,0 e 1,4 segundos para abrir.

Na parte de navegação, já com o browser aberto, quem se saiu sensivelmente melhor foi o Chrome. A média de tempo para abrir completamente as páginas escolhidas para o teste foi de 10,52. O Opera segue na esteira, com 12,40 segundos. Firefox e Internet Explorer, mais uma vez, dividem terceiro e quarto lugares, com, respectivamente, 13,44 e 13,65. Por último, ficou o Safari, com 14,4.

O teste não tem valor científico e apenas mostra o conjunto de determinadas situações, de acordo com as características nativas dos navegadores. Outro ponto que é importante ressaltar é que programas de código-aberto ou que aceitam plugins, como Firefox ou Opera, permitem ao usuários ajustes para tornar a navegação mais rápida.
Mais
IE contra Firefox, Chrome, Opera e Safari: qual se sai melhor?
Firefox seduz usuários pela quantidade de funções adicionais
Cada vez mais parecido com o Firefox, Internet Explorer ainda é browser o mais popular
Chrome, navegador do Google, ganha pontos na linha "menos é mais"
Safari, aposta da Apple, garante integração com iPhone e iPod
Opera, o melhor navegador que ninguém usa
"A Web se tornará mais popular. E, assim, nós também", diz Mozilla
"Velocidade é importante, mas experiência agradável é mais", diz Microsoft
"Chrome é o mais rápido e o mais simples", diz Google
"Integração entre Safari e aplicativos Apple é seu diferencial", diz Apple
"Nós ficamos felizes com a entrada do Chrome no mercado", diz Opera
Em teste de velocidade, Chrome mostra que é o mais rápido

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host