UOL Notícias Tecnologia

02/12/2008 - 07h00

TV digital completa um ano no Brasil, mas somente 0,5% da população tem acesso

SILVANA SALLES | Para o UOL Tecnologia
Nesta terça-feira (2), a TV digital completa um ano de vida no Brasil. Estimativas da Eletros, associação que representa a indústria de eletrônicos, apontam que em 2008 foram vendidos 470 mil aparelhos aptos a receber o sinal digital —entre set-top boxes, televisores com conversor embutido, celulares e conversores portáteis. A cifra atinge cerca de 907 mil brasileiros, se considerarmos que cada televisor é usado por três a quatro pessoas da mesma casa.

O número ainda é pequeno, já que em um universo de 183 milhões de habitantes, 94,8% dos domicílios no país possuem televisão (segundo projeção do IBGE em 2007).

Na sua opinião, por que a TV digital não deslancha?

Mesmo assim, figuras ligadas à implantação do sistema digital insistem em dizer que o processo é um sucesso. "Não tenho dúvidas de que está adiantado", diz Frederico Nogueira, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, organização responsável pela implantação do sinal digital no país.

Carlos Fructuoso, que também integra o Fórum e é participante da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, concorda e acrescenta que "a penetração no Brasil está bem superior ao primeiro ano dos Estados Unidos". Vale lembrar que a transição do sistema analógico para o digital nos EUA deverá ser completa em fevereiro próximo, quase 13 anos após as primeiras regulamentações sobre TV digital no país, de dezembro de 1996.

"Ninguém começou (o processo de transição) tão rápido quanto nós, e fizemos tudo com muito menos recurso financeiro. Na Europa, tudo foi mais lento ou teve subsídio do governo. Aqui não tem subsídio nenhum. Está andando muito bem com o que temos", afirma Fructuoso.

Atrasos e adiantos

Um cronograma divulgado em 2007 pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, responsável pela implantação, previa que, até o fim deste ano, 18 capitais, incluindo Brasília, tivessem transmissões em sinal digital funcionando. A meta não se concretizou. Até hoje, apenas oito cidades inauguraram o sinal digital: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Salvador. Florianópolis já está em funcionamento pouco mais de um mês antes da previsão inicial, mas a inauguração em 26 de novembro foi adiada por conta das fortes chuvas em Santa Catarina.

Questionado sobre a disparidade entre o número previsto no ano passado e o divulgado agora, Nogueira nega que a implantação do sistema esteja se dando em passos mais lentos do que o previsto. "O Fórum nunca fez nenhum cronograma. O que existe é um cronograma do Ministério das Comunicações, que não é para a implementação e sim para a outorga", diz o presidente da entidade.

Além dos locais citados, Campinas (interior de SP) terá sua primeira transmissão digital amanhã(3), cinco meses antes do previsto, tornando-se a primeira cidade a contar com o sinal fora do circuito das capitais. Cuiabá (MT) também estréia sua TV digital ainda este mês, segundo Nogueira.




Novidades dependem das emissoras

Nem todas as emissoras destas cidades transmitem a programação no sinal. Somente São Paulo tem todas as emissoras abertas (Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV, Gazeta, Band, MTV e MixTV) disponíveis para os receptores digitais. No extremo oposto, Manaus conta com programação transmitida em modo digital apenas pela Amazon Sat. Nem mesmo a afiliada da Globo no Amazonas entrou no ar digitalmente.

Emissoras já têm projetos em andamento

O Ministério das Comunicações (MC) informou, por meio de sua assessoria, que a implementação em cada cidade ou região depende do pedido de outorga de cada emissora. Assim, mesmo que a previsão de uma determinada cidade fosse entrar no sistema digital em maio, isto dependeria do interesse e possibilidade de cada empresa radiodifusora em iniciar os testes seis meses antes dessa data, por exemplo.

Quanto ao cronograma de pedidos, o MC afirma que a autorização para realizar testes pode ser requerida pelas emissoras antes da data determinada por uma portaria assinada em 2006. Por isso, as previsões do Fórum SBTVD podem tanto falhar para mais quanto para menos.

O caso à parte apontado pelo ministério é a Brasília, onde as emissoras que pediram a outorga já estão preparadas para iniciar as transmissões experimentais. O problema é que a torre de transmissão da cidade não comporta mais equipamentos. Os brasilienses terão de esperar até que a nova torre seja construída pelo governo do Distrito Federal.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host