UOL Notícias Tecnologia

01/01/2009 - 07h00

De travar o carro a pagar contas: saiba o que o seu celular vai fazer

LUIZ FUKUSHIRO | Para o UOL Tecnologia
Na onda do tudo em um, os celulares estão se tornando o centro dos equipamentos eletrônicos. A tendência é que os aparelhos deixem de ser apenas ferramentas de comunicação, para adquirirem funções cotidianas como travar o carro ou pagar uma conta.

Celular como cartão de crédito já não é novidade em alguns países. Mas agora, a função está sendo ampliada. Segundo um conceito desenvolvido pela Fujitsu, você recebe pelo celular as promoções do supermercado e vai até lá conferir. Chegando no local, basta dizer a uma máquina o que você quer. E não fica só nisso: um robô lhe atende e mostra onde ficam os produtos. E ainda faz sugestões de outras compras, promoções do dia e receitas.

Já esta ideia da Sharp, Nissan e da operadora NTT DoCoMo é ótima pedida para quem sempre esquece a chave do carro: o celular vai abrir o carro, se ele for um dos Nissan que já possuem o sistema Intelligent Key.

E não só as funções estão mudando, os aparelhos também. É o que foi mostrado na feira CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies), que ocorreu no segundo semestre de 2008 no Japão e traz as novidades das empresas para o consumidor final.

Da parceria entre Yamaha e au, o celular vai se tornar um instrumento musical que você vai poder carregar para qualquer lugar. Adaptados para servirem como um piano, guitarra, flauta, entre outros, os aparelhos perdem totalmente sua aparência comum.

Mas a moda mesmo é desmontar o celular. O designer Hiroano Tsuboi criou um conceito em que você pode dobrar e desdobrar o aparelho, que conta também com um painel solar. Da mesma operadora, um celular é dividido por camadas, em que cada uma representa uma função do celular. O Ply conta com um projetor, uma impressora e ainda um relógio analógico.

Já do lado da NTT DoCoMo (a outra operadora do Japão), a Fujitsu criou um aparelho que se divide em dois. As duas partes se ligam por meio de imãs e se comunicam por Bluetooth. E são várias as maneiras de se montar o celular, e cada uma delas para uma função diferente.

Quanto à conexão, os celulares também não param de evoluir. Enquanto a gente comemora a chegada do 3G no Brasil, os japoneses já estão se empolgando com o Super 3G, que promete downloads de até 250 Mbps. A tecnologia promete ser o próximo passo de evolução dos celulares, um degrau intermediário ou uma preparação para a quarta geração (4G). A velocidade realmente impressiona.

Toda a velocidade de conexão permite transferir a taxas altas todo o conteúdo que você quiser: filmes, jogos, músicas e software. Mas para quem não quer baixar da Internet o que já tem no computador, as empresas oferecem serviços que interligam o celular aos outros eletrônicos da casa, e assim você pode ter acesso aos seus documentos e arquivos de qualquer lugar, como o Pocket U da DoCoMo.

Nas telinhas, também muita novidade. Resoluções exorbitantes e a mais recente tendência, o 3D. A au promete três dimensões em duas versões: uma em um visor com tecnologia LCD e outra com uma tela OLED. A versão LCD promete transformar imagens em 2D em 3D, separando imagens para o olho direto e para o olho esquerdo, o que cria a ilusão de profundidade.

Nas baterias também teremos novidades nos próximos anos: a Toshiba está desenvolvendo a DMFC movida a metanol, que sustenta seis horas, e a SCIB que carrega 90% de sua capacidade em apenas dez minutos, além de durar dez anos.

E as novidades não param por ai: celulares projetores, evolução nos comandos de voz, sensores de movimento, como no Nintendo Wii ou iPhone? É tanta novidade que elas não cabem na tela do celular.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host