UOL Notícias Tecnologia

05/01/2009 - 12h50

Apple admite problema de saúde de Steve Jobs; saiba mais

Da Redação* | UOL Tecnologia
Montagem/UOL
Emagrecimento a olhos vistos; a partir da esquerda: Steve Jobs apresenta novo iMac em agosto de 2007; em janeiro de 2008, na MacWorld; em junho, quando apresentou o iPhone 3G; e em setembro, no lançamento dos novos iPods




O diretor-executivo da Apple, Steve Jobs, está tratando um "desequilíbrio hormonal" mas permanece como CEO, informa o executivo em um comunicado oficial da empresa. (Leia comunicado na íntegra)

Depois de meses especulações, Jobs admitiu que está sofrendo com problemas de saúde há alguns meses. "Fui perdendo peso ao longo de 2008... Médicos acham que encontraram a causa: um desequilíbrio hormonal que estava roubando de mim as proteínas que meu corpo precisa para se manter saudável", diz o CEO.

Em meados de 2007, o jornal americano New York Post publicou uma matéria dizendo que investidores da Apple estavam preocupados com a saúde do presidente-executivo da empresa, principalmente depois que o CEO apareceu muito magro na conferência anual da companhia para desenvolvedores.

Serei o primeiro a dizer ao nosso conselho de diretores se eu não puder mais cumprir minhas tarefas como CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple dê seu apoio durante minha recuperação e saiba que eu sempre colocarei em primeiro lugar o que for melhor para a Apple

Steve Jobs em carta à comunidade Apple
Na ocasião, blogs e observadores da indústria ponderavam se Jobs, de 53 anos, estaria sofrendo de complicações causadas —ou por um reaparecimento— de um câncer pancreático curado há quatro anos por cirurgia.

No entanto, a Apple afirmava que o executivo estava se tratando de um "problema comum" e estaria tomando antibióticos.

Silêncio

A Apple tem um histórico de morosidade quando se trata de admitir que Job está doente. O diagnóstico de câncer de outubro de 2003 não foi revelado até depois da remoção do tumor pancreático, citou o "Post".

Recentes rumores afirmam que a companhia tinha conhecimento da condição de Jobs nove meses antes do anúncio público, segundo o diário.

Um pouco de história

Steve Jobs fundou a Apple em 1976 junto com o colega de trabalho Steve Wozniak a partir de uma empresa de garagem que teria foco no desenvolvimento de computadores. O primeiro produto da empresa foi Apple I, à venda por US$ 666.

A partir daí, teria surgido o Macintosh, com seu sistema operacional Mac OS e o inédito mouse que vinha com o computador, em 1984.

Em 1985, por conta de discussões com o então presidente da Apple, John Sculley, Jobs foi expulso da empresa. Logo em seguida, fundou a NeXT, desenvolvedora de plataformas para educação e negócios. Em 1986, comprou a divisão de animação da Lucasfilm, empresa do diretor de cinema George Lucas, e fundou a Pixar Animation, que nos últimos 15 anos revolucionou o mercado de entretenimento com filmes como "Toy Story", "Procurando Nemo", "Os Incríveis" e o recente "Wall-e".

Jobs retornou à empresa somente em 1996, como CEO, quando a Apple comprou a NeXT. Desde então, deu início a mais uma série de produtos que viraram sucesso, como o computador iMac, o tocador de música digital iPod, loja de música virtual iTunes e o celular iPhone.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host