UOL Notícias Tecnologia

06/01/2009 - 16h44

Em evento frio, Apple anuncia venda de música sem proteção DRM e novo laptop

Da Redação | UOL Tecnologia

O MELHOR DA MACWORLD

  • Lilian Ferreira/UOL

    Novo modelo de MacBook Pro é a única novidade em hardware da edição 2009 da Macworld (Mais)

  • Reprodução

    No ano passado, a estrela da feira foi o MacBook Air, laptop ultrafino

Em sua última participação na Macworld, a Apple se despediu timidamente, sem nenhum grande lançamento. As expectativas de que a empresa lançaria um notebook ultra-pequeno e reduzisse as medidas do iPhone só ficaram mesmo na imaginação dos macmaníacos.

As principais novidades da apresentação de Phill Schiller, que substituiu Steve Jobs no tradicional keynote de abertura, foram um novo um modelo para o MacBook Pro, agora com 17 polegadas, e a venda de músicas pelo iTunes sem DRM — ou seja, agora as canções poderão ser transferidas para outros dispositivos, sem restrições.

Na apresentação, Schiller confirmou que, a partir de abril, as músicas do iTunes terão seus preços modificados: além dos tradicionais 99 centavos, elas poderão ser encontradas por U$ 0,67 e por U$ 1,29.

Confira fotos do novo modelo de MacBook Pro

O novo MacBook Pro tem 2,48 centímetros de espessura, contra 2,41 centímetros de suas versões de 13 e 15 polegadas, display de 1920 x 1200 pixels, processador de 2.93 GHz, 8 GB de memória e bateria com duração de 8 horas (mas não removível).

O notebook chega às lojas no fim de janeiro, a partir de U$2799.

Uma das grandes virtudes do novo MacBook, segundo a Apple, é que ele pode ser considerado um computador verde, mostrando os esforços que a empresa tem despedido para fugir da classificação do Greenpeace como uma das empresas de eletrônicos que mais utiliza componentes tóxicos desperdiça de matérias-primas em seus produtos.

Entenda como funciona a bateria do novo Macbook Pro

Softwares também ganham atualizações

Entre os softwares da Apple, as novidades se concentraram em recursos extras para vários programas da suíte de aplicativos para fotos e vídeos iLife.

Confira fotos dos novos recursos

O primeiro programa a receber novidades foi o iPhoto. A nova versão traz um sistema de reconhecimento de faces, que permite agrupar várias imagens em um mesmo álbum ou centralizar rostos em fotos de uma maneira mais rápida.

Outras duas novas funções do aplicativo são a possibilidade de adicionar coordenadas de GPS nas fotografias (geotagging), indicando o local em que elas foram tiradas, e suporte de envio de imagens às redes sociais Facebook e Flickr.

Para os fãs do Garage Band, o programa agora tem vídeos que ensinam os usuários a tocarem violão ou piano, por exemplo. Na lista de professores, estão famosos como Norah Jones, John Fogerty (ex-Creendence) e Sting.

iMovie, iWeb e iDVD também têm novidades e fazem parte do pacote iLife 09.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host