UOL Notícias Tecnologia

15/01/2009 - 07h00

Vale a pena usar o celular como modem 3G no computador?

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
Atualizada dia 16/01, às 18h06
Ter um notebook conectado o tempo todo à rede via conexão 3G pode ser fundamental para muitos profissionais, mas gera um pequeno incômodo: um pouco mais de bagagem na bolsa.

Como funcionam os planos 3G para notebooks

Como apenas alguns poucos modelos à venda no país têm placas 3G integradas, um modem externo vem se somar à bagagem nossa de cada dia —junto do computador, fonte, celular, carteira, pendrive, chaves e sabe-se lá mais o que. E, apesar de serem leves e pequenos, uma opção um pouco mais prática sempre é bem-vinda: seu próprio celular.

Alguns modelos de telefone móvel podem ser usados como modem 3G no seu computador. Mas será que vale a pena?

Conexão sem fio, mas com ritmo de discada

O UOL Tecnologia realizou testes em São Paulo e em Americana, cidade do interior de SP, e os modens da Vivo, Tim e Claro são da marca Huawei e funcionaram como o esperado tanto no Windows XP quanto no Vista: foram instalados automaticamente logo depois de plugados.

Veja o que significa as siglas do mundo 3G

No primeiro teste com o modem da Vivo, a conexão nominal foi de 7,2 Mbps e o download do programa Firefox 3.05, que tem 7 MB de tamanho, foi completo em apenas 36 segundos, com picos de 207 kBps.

Apesar de animador, o brilho inicial não durou muito, já que a conexão caiu logo em seguida e não permitiu maiores testes. Depois de reconectado, sua velocidade estacionou na média dos concorrentes da Claro e TIM, que conseguiram conexão nominal de 236,8 kBps e downloads entre 6 e 18 kBps, com raros picos de 24 kBps.

Telefone versus modem

Ao ligar o Nokia 6110 Navigator, habilitado pela Vivo, no computador, surpresa: nenhuma resposta. Mesmo com a última versão do Nokia PC Suite, o telefone permaneceu impassível, sem dar qualquer sinal, luminoso ou sonoro, de notava alguma presença do outro lado do cabo USB.

Por sua vez, a máquina também não esboçava qualquer reação, dando início a uma longa maratona de configurações e reinicializações de ambos dispositivos que acabaram sem qualquer resultado.

O Sony Ericcson W910i cedido pela TIM teve desempenho pouco mais animador, mas igualmente decepcionante. Ao ser conectado ao computador, o aparelho pede que o usuário escolha entre uma série de ações, mas mesmo com seus drivers baixados da Internet, a conexão com a rede 3G não foi possível.

Pelo menos, o Nokia N95 foi prontamente reconhecido pelo computador e pelo Nokia PC Suite, programa de gerenciamento que controla os aparelhos da marca. No canto superior direito de sua janela há um botão que permite usar seu telefone como modem 3G.

Bastam uns cliques e... erro. Por alguma razão, o telefone tentou se conectar à Web por meio de uma operadora australiana, mas bastou selecionar a opção correta em uma lista para que tudo finalmente funcionasse.

Na média, o desempenho do telefone foi ligeiramente superior ao do modem:

AparelhoTentativa 1Tentativa 2
Modem Huawei E226Velocidade nominal: 236,8 kBps
Teste de velocidade: 131 kBps
Download Firefox 3: 12 minutos
Velocidade nominal: 236,8 kBps
Teste de velocidade: 130 kBps
Download Firefox 3: 10 minutos
Nokia N95Velocidade nominal: 460,8 kBps
Teste de velocidade: 146 kBps
Download Firefox 3: 8 minutos
Velocidade nominal: 460,8 kBps
Teste de velocidade: 145 kBps
Download Firefox 3: 11 minutos


Murilo Vargas, gerente de produto da Sony, que além de telefones celulares também comercializa modens no Brasil, esclarece que "se ambos os aparelhos tiverem faixas de frequência e velocidade iguais, não haverá diferença entre eles". Ou seja, "ambos poderão ser utilizados como modem sob mesma velocidade de transmissão para acesso a internet", completa.

Já a operadora Claro, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as diferenças de desempenho entre o modem e o telefone registradas no teste aconteceram por conta de variações do uso da rede, como o número de usuários conectados, por exemplo.

Tanto a Vivo quanto a Tim não souberam esclarecer porque os aparelhos cedidos para o teste não funcionaram para conectar o computador à Internet.

A conclusão dos testes é que vale a pena se você quiser carregar uma bugiganga a menos ou se você já tiver um celular 3G e não quiser investir no modem.

E aos que se animaram com a possibilidade de usar seus telefones como modem, um lembrete: para evitar dores na cabeça na hora de pagar a conta, antes de se conectar entre em contato com sua operadora e faça um plano 3G de acordo com suas necessidades.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Atualizada dia 16/01, às 18h06

    SAIBA MAIS SOBRE 3G