UOL Notícias Tecnologia

12/03/2009 - 07h16

Reais ou falsas, celebridades invadem o Twitter; descubra quem você quer seguir

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
O Twitter bombou e não é mais coisa só de gente descolada da internet. E aquele conselho de mãe moderna continua valendo mais do que nunca: "Meu filho, não acredite em tudo que veja na web". Isso porque pipocam diariamente fakes e mais fakes na ferramenta de microblog. Várias pessoas querem se passar por celebridades a cada 140 caracteres.

Saiba o que é Twitter e como usar

Essa proliferação de fakes se deu pela facilidade de criar uma conta no Twitter e pela sua simplicidade de uso: uma frasesinha ali e outra acolá não dão trabalho algum, mas podem dar toda uma visibilidade. Vejamos o caso de Vitor Fasano: o perfil @vitorfasano existe desde junho de 2008 e já possui mais de 5 mil seguidores, atrás de suas twittadas cheias de glamour e champanhe. Fake? "Não transo esse papo de falsidade. Minha verdade é inabalável e indiscutível, assim como a necessidade que todos temos por um bom vinho no cair da tarde. Estou errado?", diz VF.

Já Renato Gaúcho, ou @renato_gaucho na língua do Twitter, criou seu perfil em dezembro do ano passado e, apesar de ter apenas 800 seguidores, foi campeão pela votação do júri no Troféu Vitor Fasano de Twitter — note como a versão fake do ator é hors concours e cede o seu refinado nome ao prêmio.

E a lista não para: Glória Menezes, Carla Perez, Amaury Jr., Hebe Camargo... Mas será que em meio a tanto fake ninguém twitta de verdade?

Antes de chegar ao fim da matéria faça nosso quiz e veja se está por dentro do mundo dos fakes do Twitter


Um dos que levam a coisa a sério é o escritor Paulo Coelho. Ele não só fala pequenos detalhes do que está fazendo como passa trechos do seu novo livro que está por vir. Adiciona quem o segue e responde a quem fala com ele. Comparecem também os blogueiros brasileiros: Marcelo Tas, Rosana Hermann, Inagaki e até mesmo o UOL Tecnologia.

Lá fora, as estrelas já aderiram à sensação, por pura vontade e descontração, como a cantora inglesa Lily Allen, ou para promover seus discos e shows. Comparecem as cantoras Britney Spears e Mariah Carey, o escritor Neil Gaiman, o diretor de cinema Kevin Smith, o presidente Barack Obama (embora desde a eleição não tenha mais twittado), Ashton Kutcher e sua esposa Demi Moore... e por aí vai.

Portanto, ao mesmo tempo em que o Twitter virou um celeiro de fakes, é também uma boa oportunidade de saber um pouco mais da sua celebridade favorita e até mesmo falar com ela. Mas fica a dica: tenha sempre o pé atrás. Como disse a jornalista e blogueira Rosana Hermann em entrevista ao UOL Tecnologia, "O Twitter recodificou a frase de Andy Warhol que as pessoas martelam desde 1968: o twitter oferece 140 caracteres de fama".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host