UOL Notícias Tecnologia

16/03/2009 - 06h02

Efeito Twitter: empresas e companhias mais próximas dos clientes

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
O Twitter acabou ganhando alguns usos que provavelmente não estavam nos planos iniciais de seus criadores, Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone: relações públicas e divulgação de notícias. Diversas editorias de vários sites internacionais, como a BBC,CNN, Fox News, e o próprio UOL Tecnologia têm profiles destinados exclusivamente para a anunciar suas últimas notícias, numa espécie de substituto do RSS.

As empresas não demoraram para descobrir o site. Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino usam o Twitter para divulgar promoções, novidades e participar de discussões com os navegantes. No Brasil, a Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas e constantemente postar links com dicas.

Até mesmo órgãos governamentais estão presentes no site. O gabinete do primeiro ministro britânico, Gordon Brown e a presidência de Portugal usam o site como meio de comunicação com seus cidadãos —e de quebra, com o resto do mundo.

Por enquanto, o governo brasileiro está fora dessa. Apesar de um profile com caráter oficioso ter aparecido no último dia 13 de março em @PresidênciaBR, Silvia Sardinha, diretora secretaria de comunicação do Planalto, afirma que "o profile é falso" e que o governo está tomando as providências cabíveis contra ele.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host