UOL Notícias Tecnologia

26/03/2009 - 06h58

USB 3.0: nova geração promete maior velocidade

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
O Universal Serial Bus, USB para os íntimos, está em tudo quanto é lugar: desde os mais comportados pen drives até acessórios inúteis que dançam e esquentam seu café ou alguns com alguma utilidade, como aspiradores de teclado. Ligar câmeras, periféricos como teclados e mouses, impressoras, scanners — o Universal do USB virou padrão de conectividade.

Mesmo com sua onipresença, poucos sabem que o USB possui versões. A atual e mais popular, a 2.0, criada em 2000, transfere dados com velocidade máxima de 480 megabits por segundo (Mbps). A versão 3.0 — também chamada de SuperSpeed USB —, demonstrada em novembro de 2007, promete velocidade dez vezes maior, chegando a 4,8 Gbps. E vai ser também bidirecional —isto é, envia e recebe dados simultaneamente.

Saiba como funciona o USB

Para quem acha que o USB 2.0 tem uma velocidade razoável, pense nas novas câmeras digitais, tanto fotográficas como de vídeo. Os megapixels aumentam, a resolução de vídeo também. Para fazer transferência de uma câmera de vídeo Mini-DV, por exemplo, os profissionais de vídeo geralmente preferem o FireWire, padrão que a Apple criou em 1995, que hoje chega aos 3,2 Gbps.

Velocidade máxima de transferência dos formatos

USB 2.0480 Mbps
FireWire3,2 Gbps
SuperSpeed USB (3.0)4,8 Gbps
USB debutante

Em 2009, o USB completa 15 aninhos desde o lançamento de sua versão 0.7 em 1994. Inicialmente visto como um complemento à tecnologia FireWire, que ficava com o trabalho pesado, o USB ficou com conexões que exigiam pouco volume de transferências.

Mas com a proliferação das memórias flash (o tipo de memória dentro de cartões de memória e pen drives), o USB se popularizou e hoje é item obrigatório em qualquer computador — seja PC ou Mac.

E por conduzir energia elétrica, passou também a servir de carregador de celulares e outros gadgets, além de pequenas bugiganguinhas de utilidade questionável, como ventiladores, refrigeradores de lata, brinquedinhos, entre outros.

No entanto, as memórias flash não só se popularizaram como evoluíram. Antes, gerenciar um pen drive de 1 GB com um cabo USB era tranquilo. Mas imagine um HD externo de 1 terabyte?

Como o FireWire não é muito popular entre usuários de PC — e até mesmo a Apple dá sinais de não continuar com a tecnologia —já era hora de sair algo novo.

Ainda ficou alguma dúvida? Veja nosso FAQ

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    USB 3.0