UOL Notícias Tecnologia

03/04/2009 - 07h02

Esqueça os megapixels, agora tem que ter 3D

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Quantos megapixels tem sua câmera? Cinco? Oito? Dez, doze, treze? E sua câmera de vídeo, filma em HD? Mas de 1080 ou de 1440? A resolução das imagens vem crescendo não só na captação como na exibição: televisores e monitores já mostram imagens próximas ao real, em diversos suportes: LCD, plasma e OLED.

Conheça a história da fotografia
Conheça a história do cinema e do vídeo

Mas falta uma coisinha para essa imagem ficar realmente próxima do real: uma dimensão. As imagens atuais são todas baseadas em duas dimensões, ou seja, são planas. O próximo passo é que tudo tenha volume. Sendo mais direto: 3D. E não vai demorar muito: já se vê captadores e displays de imagens em três dimensões em feiras, como na CES 2009 e a Ceatec 2008.

A questão é: já existem os protótipos, só não estão no mercado. Mas analistas acreditam que as TVs em 3D terão 10% do mercado em 2011, isto é, em apenas dois anos. O que já temos por enquanto? Bom, a Fujifilm planeja lançar uma câmera que capta imagens em três dimensões. Duas lentes farão o efeito que dará a ilusão. A Microsoft estava em vias de comprar uma empresa de tecnologia 3D, o que mostra interesse de grandes corporações na tecnologia.

Ainda no ramo das três dimensões, podem ser citados os sistema de realidade virtual ou de realidade aumentada, que simulam ambientes ou acrescentam elementos gráficos ao seu redor a partir de óculos que exibem imagens com ilusão de profundidade, como se estivesse realmente ali. Isso pode de repente oferecer uma nova experiência cinematográfica assim como deixar suas ligações telefônicas mais interessantes. Disso para frente, é só botando a cabeça para funcionar mesmo: pode-se falar em imagens holográficas, vídeos holográficos ou até mesmo interação dentro de filmes. Um pouco freak, até, mas se o cara conseguiu entrar na novela em Pleasantville — A Vida em Preto e Branco e o garoto entra no filme em O Último Grande Herói, vamos acreditar.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    O FUTURO DA TECNOLOGIA