UOL Notícias Tecnologia

03/04/2009 - 07h02

Mouse vai ser coisa do passado: agora tudo se mexe com a força do pensamento

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Você está provavelmente segurando o mouse agora. E utilizou o teclado para chegar neste endereço ou digitou umas palavras-chave em algum sistema de busca. Pode ser que em alguns anos isso seja algo tão retrógrado como salvar seus arquivos em disquetes de 5 ¼ polegadas.

A comunicação humano-máquina vem sofrendo algumas alterações. Algo que já está acontecendo e em breve pode dominar tudo é a tecnologia touch, que pode vir a matar o mouse. Mas mesmo assim, as mãos podem vir a ter um descanso eterno. Embora ainda seja motivo de piada, o reconhecimento de gestos pode substituir diversos comandos no computador.

Indo mais longe, há uma possibilidade de você se sentar na frente do computador e nem precisar se mexer para abrir seu browser e escolher um site para entrar. A Honda desenvolveu um robô movido pelo pensamento, em que nenhum músculo sequer é necessário para você enviar comandos a ele.

Hoje, a tecnologia já entende bem os sinais humanos, seja para comandar um robô ou detectar a melhor hora para você acordar. Logo, um computador pode estar dentro de você. "A comunicação cérebro-máquina já está bem desenvolvida. Hoje já se faz testes de implantes de próteses no ouvido e de retinas artificiais", conta João Antonio Zuffo, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, também autor do livro Flagrantes da Vida no Futuro, um compêndio de crônicas que mostram suposições de como viveremos em 2038. Nele, as pessoas moram em uma casa alimentada pelo perfil psicológico dos seus habitantes, todos com chips implantados no cérebro. Será? Fato é: o desenvolvimento tecnológico, se depender das novas interações, vai deixar você mais preguiçoso ainda.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    O FUTURO DA TECNOLOGIA