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09/04/2009 - 14h56

Telefônica alega que ataques foram causa de pane no Speedy

Da Redação
*Atualizado às 18h30

Um número excessivo de solicitações criadas artificialmente aos servidores DNS da Telefônica —que pode ser caracterizado como um ataque de hackers— foi o responsável pelos problemas enfrentados há quatro dias pelos usuários do Speedy, serviço de banda larga da operadora.

Em comunicado, a empresa alegou que "esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas [dos usuários], gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet".

Essa é a primeira vez em quatro dias que a Telefônica assume publicamente que o serviço passa por um problema generalizado. Até o comunicado dessa tarde, a operadora alegava apenas dificuldades pontuais ou negava qualquer anormalidade. No call center, a informação era de que o serviço passava por uma manutenção. (Veja comunicado na íntegra)

A empresa informa que "está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível", mas não coloca um prazo específico para a solução.

Quatro dias

Desde a noite de segunda-feira (06), os clientes de diversas regiões do Estado de São Paulo não conseguem acessar páginas e enfrentam lentidão na navegação. Até as 13h30 desta quinta-feira, o número de ligações de clientes do serviço recebidas pela Central de Atendimento do UOL aumentou 116% em relação ao mesmo período da semana passada (02/04).

Diversos leitores em nosso grupo de discussões reclamam do mau funcionamento do serviço e do atendimento da operadora. A leitora Vera, de Rio Claro, disse hoje que está com problemas de conexão pelo terceiro dia consecutivo. "A navegação é instável e depende muito do horário. Já tentei falar com a Telefônica, mas eles não atendem".

Edgar, de Guarulhos, diz que somente ontem a conexão funcionou para navegação em páginas e comentou que conexões P2P estão funcionando normalmente. Vários leitores, como o Fábio, de São Paulo, e o Dailson, de Barueri, trocaram os números de DNS e voltaram a se conectar normalmente.

Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?

Procon cobra explicações

O Procon-SP informou que a operadora Telefônica entregou hoje a tarde resposta à notificação enviada pelo órgão questionando os motivos que estão causando problemas de conexão e acesso à internet ao usar o Speedy.

No entanto, o órgão só vai comentar o teor da resposta na segunda-feira (13) e não descarta a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e multar a operadora pelos danos causados aos usuários.

No ano passado, Telefônica e órgãos de defesa do consumidor fecharam um acordo que fez a empresa desembolsar cerca de R$ 24 milhões em descontos para assinantes depois que uma pane atingiu grande parte dos usuários entre os dias 2 e 3 de julho.

O que é possível fazer

Para minimizar o problema, o UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. No Windows XP, vá em Iniciar > Painel de Controle

2. Vá em Conexões de Rede

3. Seleciona a conexão Speedy e clique em Propriedades

4. Selecione a aba Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em Propriedades

5. Selecione a última opção, Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite 200.221.11.101. No campo abaixo, 200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do UOL

Em caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774, dependendo da localidade.

Veja como fazer em outros sistemas operacionais

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