*Atualizado às 18h30Um número excessivo de solicitações criadas artificialmente aos servidores DNS da Telefônica —que pode ser caracterizado como um ataque de hackers— foi o responsável pelos problemas enfrentados há quatro dias pelos usuários do Speedy, serviço de banda larga da operadora.
Em comunicado, a empresa alegou que "esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas [dos usuários], gerando as dificuldades de navegação em páginas de internet".
Essa é a primeira vez em quatro dias que a Telefônica assume publicamente que o serviço passa por um problema generalizado. Até o comunicado dessa tarde, a operadora alegava apenas dificuldades pontuais ou negava qualquer anormalidade. No call center, a informação era de que o serviço passava por uma manutenção. (
Veja comunicado na íntegra)
A empresa informa que "está empreendendo todos os esforços para normalizar a operação de sua rede o mais rapidamente possível", mas não coloca um prazo específico para a solução.
Quatro diasDesde a noite de segunda-feira (06), os clientes de diversas regiões do Estado de São Paulo não conseguem acessar páginas e enfrentam lentidão na navegação. Até as 13h30 desta quinta-feira, o número de ligações de clientes do serviço recebidas pela Central de Atendimento do
UOL aumentou 116% em relação ao mesmo período da semana passada (02/04).
Diversos leitores em nosso
grupo de discussões reclamam do mau funcionamento do serviço e do atendimento da operadora. A leitora Vera, de Rio Claro, disse hoje que está com problemas de conexão pelo terceiro dia consecutivo. "A navegação é instável e depende muito do horário. Já tentei falar com a Telefônica, mas eles não atendem".
Edgar, de Guarulhos, diz que somente ontem a conexão funcionou para navegação em páginas e comentou que conexões P2P estão funcionando normalmente. Vários leitores, como o Fábio, de São Paulo, e o Dailson, de Barueri, trocaram os números de DNS e voltaram a se conectar normalmente.
Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?Procon cobra explicaçõesO Procon-SP informou que a operadora Telefônica entregou hoje a tarde resposta à
notificação enviada pelo órgão questionando os motivos que estão causando problemas de conexão e acesso à internet ao usar o Speedy.
No entanto, o órgão só vai comentar o teor da resposta na segunda-feira (13) e não descarta a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e multar a operadora pelos danos causados aos usuários.
No ano passado, Telefônica e órgãos de defesa do consumidor fecharam um acordo que fez a empresa desembolsar cerca de R$ 24 milhões em descontos para assinantes depois que uma pane atingiu grande parte dos usuários entre os dias 2 e 3 de julho.
O que é possível fazerPara minimizar o problema, o
UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:
1. No Windows XP, vá em
Iniciar > Painel de Controle 2. Vá em
Conexões de Rede 3. Seleciona a conexão Speedy e clique em
Propriedades 4. Selecione a aba
Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em
Propriedades 5. Selecione a última opção,
Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite
200.221.11.101. No campo abaixo,
200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do
UOLEm caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774,
dependendo da localidade.
Veja como fazer em outros sistemas operacionais