UOL Notícias Tecnologia

10/04/2009 - 09h41

Pane do Speedy chega ao quinto dia; Anatel vai cobrar explicações da Telefônica

Da Redação
A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações informou em um comunicado que irá investigar a pane do Speedy no Estado de São Paulo. Outras duas operadoras também foram notificadas: a Vivo, por uma falha no serviço de internet 3G em Belo Horizonte (MG) e a TIM, por instabilidade no serviço de celular em diversos Estados.

Segundo o comunicado, a Anatel vai verificar "não só a qualidade dos serviços prestados, mas também a adequada confiabilidade das redes de telecomunicações — especialmente para que não haja descontinuidade dos serviços em situações críticas". A agência diz que já notificou a Telefônica, a Vivo e a TIM e alertou que, caso seja comprovada a responsabilidade das operadoras, elas terão que ressarcir seus usuários.

UOL oferece acesso discado gratuito a assinantes afetados pela pane do Speedy

O Procon-SP informou que a Telefônica entregou na tarde de ontem (9) uma resposta à notificação enviada pelo órgão questionando os motivos que estão causando os problemas de conexão do Speedy. No entanto, o Procon só vai comentar o teor da resposta na próxima segunda-feira, mas não descarta a possibilidade de pedir um ressarcimento coletivo e multar a operadora pelos danos causados.

Desde a noite de segunda-feira (6), usuários reclamam da instabilidade e da lentidão na navegação. Na tarde de ontem, a Telefônica assumiu o problema, alegando que "ataques externos" —o que pode ser caracterizado como um ataque de hackers— teriam danificado os servidores DNS da operadora. Embora o comunicado da Anatel fale em 4 milhões de usuários afetados pela pane, o Speedy conta com apenas 2,6 milhões de usuários ao todo. Segundo dados da área de relacionamento de empresas da Telefônica da terça-feira (7), cerca de pelo menos 170 mil usuários foram afetados.

Comente: sua conexão à internet apresenta instabilidade?
Mais sobre Banda Larga
Brasil tem a quinta pior banda larga do mundo
Salve-se do apagão da banda larga com alternativas a seu alcance
Banda larga no Brasil é 400 vezes mais cara que no Japão
Saiba como funcionam nove tecnologias de banda larga
Veja comparativo de banda larga fixa ou móvel e dê asas ao notebook
Saiba com que velocidade você navega (ou naufraga) na Web banda larga
Outros problemas da Telefônica
Anatel pede explicações à Telefônica
Prédio da Telefônica pega fogo na Grande SP; clientes Speedy são afetados
Problemas em serviços da Telefônica dificultaram acesso à internet
Multa à Telefônica pode superar R$ 3 milhões, diz Procon-SP; consumidor pode ser indenizadoVídeo
Desconto a assinantes do Speedy vai custar R$24 mi à Telefônica

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host