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13/04/2009 - 21h37

Speedy continua lento em SP; acesso discado também enfrenta problemas

Da Redação
Atualizada em 14/04, às 9h37

Pelo sétimo dia consecutivo, usuários do serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, enfrentam problemas para acessar páginas da web e lentidão na navegação em diversas regiões do Estado de São Paulo. Embora a operadora afirme que o problema tenha sido resolvido, o número de reclamações no Central de Atendimento do UOL continua 20% acima do normal.

Assinantes do UOL que tentam se conectar à internet via acesso discado usando o serviço da Telefônica também relataram problemas de conexão desde o último sábado (11) — o número de reclamações sobre a falha dobrou na tarde de hoje na Central de Atendimento do portal.

Na quinta-feira (9), a Telefônica havia esclarecido que os problemas com a banda larga foram causados por hackers em cinco ataques ocorridos entre os dias 6 e 8 de abril.

Em nota remetida ao UOL na noite desta segunda-feira (13), a Telefônica voltou a dizer que não há pane no Speedy. Admite, porém, que o volume de chamadas para sua central de atendimento continua acima da média. Segundo o comunicado, desde as 21h30 da última quarta (08) "não foram registradas novas ações de origem externa capazes de provocar instabilidade na navegação da internet". A operadora informou também que está analisando a dificuldade de acesso discado.

Usuários reclamam

O internauta Joaquim Roberto dos Santos, por exemplo, relatou nesta segunda (13) no grupo de discussão criado pelo UOL que desde 06/04 enfrenta lentidão extrema no serviço, em média 10% da velocidade contratada. "Liguei diversas vezes para o suporte técnico e tudo o que eles fizeram foi abrir mais e mais protocolos".

Sua conexão à internet apresenta instabilidade? Comente

O mesmo problema é enfrentado pela usuária Cláudia, de São Bernardo do Campo (SP). "Minha conexão continua com problemas, ela tem oscilado, e a velocidade não alcança a contratada. Resta saber se receberemos abatimento pelo serviço não prestado no período", questiona.

Em relação ao acesso discado, Flavio Takemoto, de São Paulo (SP), diz que no fim de semana tentou, por diversas vezes, navegar pela internet apenas para ler seus e-mails, mas nenhuma página carregava.

Já Micheli, de Itatiba, não tem acesso discado desde o dia 04/04. "E agora, o que acontece? Fica por isso mesmo?" pergunta a internauta.

Direitos do consumidor

A Telefônica tinha até sexta-feira (10) para responder a uma notificação do Procon-SP sobre as causas da pane. Segundo a entidade, a empresa de telefonia forneceu explicações, que estão sob análise. O órgão deve se manifestar durante esta terça (14).

No ano passado, Telefônica e órgãos de defesa do consumidor fecharam um acordo que fez a empresa desembolsar cerca de R$ 24 milhões em descontos para assinantes depois que uma pane atingiu grande parte dos usuários entre os dias 2 e 3 de julho.


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