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14/04/2009 - 11h25

Manhã começa com instabilidade para usuários Speedy; problema dura 8 dias

Da Redação
Usuários do serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, enfrentam problemas para acessar páginas da web e lentidão na navegação pelo oitavo dia seguido. A falha acontece em diversas regiões do Estado de São Paulo. Embora a operadora afirme que o problema tenha sido resolvido, o número de reclamações no Central de Atendimento do UOL continua 11% acima do normal.

Na última quinta-feira (9), a Telefônica havia esclarecido que os problemas com a banda larga foram causados por hackers em cinco ataques ocorridos entre os dias 6 e 8 de abril. No entanto, segundo a operadora, desde a última quarta-feira (8) não foram detectadas novas ameaças.

Assinantes do UOL que tentam se conectar à internet via acesso discado usando o serviço da Telefônica também relataram problemas de conexão desde sábado (11) — o número de reclamações sobre a falha dobrou na tarde de segunda-feira (13) na Central de Atendimento do portal.

Em nota remetida ao UOL na noite de ontem (13), a Telefônica voltou a dizer que não há pane no Speedy. Admite, porém, que o volume de chamadas para sua central de atendimento continuava acima da média. A operadora informou também que está analisando a dificuldade de acesso discado.

Usuários reclamam

O internauta Joaquim Roberto dos Santos, por exemplo, relata no grupo de discussão criado pelo UOL que desde 06/04 enfrenta lentidão extrema no serviço, em média 10% da velocidade contratada. "Liguei diversas vezes para o suporte técnico e tudo o que eles fizeram foi abrir mais e mais protocolos".

Sua conexão à internet apresenta instabilidade? Comente

O mesmo problema é enfrentado pela usuária Cláudia, de São Bernardo do Campo (SP). "Minha conexão continua com problemas, ela tem oscilado, e a velocidade não alcança a contratada. Resta saber se receberemos abatimento pelo serviço não prestado no período", questiona.

Em relação ao acesso discado, Flavio Takemoto, de São Paulo (SP), diz que no fim de semana tentou, por diversas vezes, navegar pela internet apenas para ler seus e-mails, mas nenhuma página carregava.

Já Micheli, de Itatiba, não tem acesso discado desde o dia 04/04. "E agora, o que acontece? Fica por isso mesmo?" pergunta a internauta.

Direitos do consumidor

A Telefônica tinha até sexta-feira (10) para responder a uma notificação do Procon-SP sobre as causas da pane. Segundo a entidade, a empresa de telefonia forneceu explicações, que estão sob análise. O órgão deve se manifestar durante esta terça (14). Procurado pela redação do UOL Tecnologia na manhã de hoje (14), o Procon-SP afirmou que ainda não tem uma posição.

No ano passado, Telefônica e órgãos de defesa do consumidor fecharam um acordo que fez a empresa desembolsar cerca de R$ 24 milhões em descontos para assinantes depois que uma pane atingiu grande parte dos usuários entre os dias 2 e 3 de julho.

O que é possível fazer

Para minimizar o problema, o UOL orienta os usuários a fazerem um teste: alterar o DNS do computador pelo da empresa. Assinantes e não-assinantes podem experimentar a alternativa seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. No Windows XP, vá em Iniciar > Painel de Controle

2. Vá em Conexões de Rede

3. Seleciona a conexão Speedy e clique em Propriedades

4. Selecione a aba Internet Protocol (TCP/IP) e depois clique em Propriedades

5. Selecione a última opção, Utilize o seguinte endereço DNS. No primeiro campo, digite 200.221.11.101. No campo abaixo, 200.221.11.100. Esses números correspondem ao DNS do UOL

Em caso de dúvidas, o assinante pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos telefones 4003-2002 ou 0800 771-7774, dependendo da localidade.

Veja como fazer em outros sistemas operacionais

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