UOL Notícias Tecnologia

27/04/2009 - 07h00

Conta de telefone celular e SMS podem delatar traidor

CINTIA BAIO e LILIAN FERREIRA
Do UOL Tecnologia
Bisbilhotar o celular do companheiro ou companheira pode até ser uma prática normal, mas é tão invasivo quanto vasculhar a carteira (bolsa) ou os bolsos das calças (como era mais comum antigamente). O melhor amigo do homem guarda seus maiores segredos e pode acabar delatando cada passo de seu dono.

Como proteger a privacidade
1. Apague as mensagens frequentemente. Alguns programas de sincronização de celular armazenam os torpedos no PC. Fique atento para não deixar algum SMS salvo no micro.
2. É possível apagar as últimas ligações efetuadas e recebidas.
3. Cuidado com fotos: agora que o celular é "tudo em um", não sei deixe fotografar em situações impróprias e também não guarde imagens pessoais onde qualquer pessoa possa ver.
4. Algumas pessoas compram um telefone celular só para "questões pessoais". É uma saída, só não deixe a mulher ou marido descobrir o aparelho.
5. Se a conta de vocês é conjunta, prefira ligar de orelhão ou de telefone fixo do trabalho, por exemplo. A conta de telefone pode mostrar que o número para quem você mais liga não é do seu marido ou esposa.
6. Celular é algo pessoal e não um objeto de uso conjunto. Exerça sua privacidade e não deixe que ninguém mexa nele sem seu consentimento.
Não são raros os casos como o de Ricardo Alves, que foi pego no pulo pela esposa que viu um torpedo para outra mulher. "Eu só estava marcando um encontro, mas ela viu e veio tirar satisfação. Foi difícil inventar uma desculpa que colasse", conta.

Keko e Carlos, ambos de São Paulo, disseram no grupo de discussão do UOL que começaram a desconfiar da traição das namoradas também por SMS.

"E cada vez mais mulheres admitem que traíram o cônjuge, principalmente nas novas gerações". Esta é a constatação da psiquiatra Carmita Abdo da USP, que realizou uma pesquisa em 2006 com 8.237 pessoas em 10 capitais do país. O estudo indica de 42% das mulheres confessaram já ter traído o parceiro, contra 68% dos homens.

Já Luiz de Três Pontas, Minas Gerais, separou-se porque comprou um celular novo e não soube apagar as mensagens. Resultado: a mulher descobriu tudo. Ele não está sozinho: segundo uma pesquisa feita em oito países europeus e asiáticos, uma em cada cinco pessoas já flertou fora do relacionamento por mensagem de texto.

Mas não são só os SMS e registros de ligações no celular que acabam denunciando uma traição. A conta do telefone também é uma poderosa arma para quem assim quiser usá-la. Em planos de linhas conjuntas, a conta geralmente traz todas as ligações feitas. Foi assim que Laura Montana foi descoberta pelo marido.

Ao receber a conta de telefone, ele viu que um número desconhecido recebia a maioria das ligações originadas pela mulher. E Claro, TIM e Vivo enviam contas detalhadas para o titular da linha: com as chamadas feitas pelo número dele e pelas demais linhas ligadas a ele.

De olhos abertos

Em 2005, trai minha mulher com uma amiga, mas graças a um telefone celular ela descobriu tudo. Pois comprei um celular novo e complicado de mexer, achei que tinha apagado as mensagens, mas não foi apagado. Resultado acabou em desquite ....

Luiz, Três Pontas, MG
"Compartilho um plano com minha esposa. Ela ligou na Vivo e pediu minha conta detalhada, em instantes a atendente passou para ela todas as minhas ligações e torpedos, com os números que receberam as chamadas. E ela nem é a titular da linha", afirma Coriolano Almeida Camargo, vice-presidente da Comissão do Direito na Sociedade da Informação da OAB-SP. "Sorte é que ela pegou o histórico porque trabalhamos juntos e ela estava fazendo o levantamento das ligações".

O advogado explica que é possível pedir quebra do sigilo do celular em casos de divórcio e danos morais. Apesar disso, os dados podem ser obtidos sem a necessidade de uma ordem judicial como foi o caso de sua esposa e do marido de Laura.

Como descobrir

Se ver o extrato da conta de celular é legal, você não estará infringindo a lei se for verificar pra quem seu amado ou amada anda ligando; ainda mais se vocês compartilham um plano. Procurar as últimas ligações e SMS salvos também pode ser um bom indício. Mas a psiquiatra da USP Carmita Abdo, destaca que é preciso estar preparado para o que vai encontrar. "Saber implica em tomar uma atitude, então, antes de ir atrás, saiba o se você está preparado para isso".

*Todos os personagens citados na matéria tiveram seus nomes alterados

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host