UOL Notícias Tecnologia

28/04/2009 - 07h01

Pelo bem e pelo mal, softwares se equivalem em PCs e Macs

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Muitas são as lendas que pairam sobre o quesito software na briga entre PCs e Macs. Uns dizem que os computadores da Apple são excelentes para a execução de softwares gráficos e multimídia, mas falham ao abrir páginas com muitos scripts, como sites de bancos. Já os PCs falham na segurança e são os melhores para tarefas diárias, além de possuírem maior variedade de software.

Hoje já não é bem assim. Atualmente, do ponto de vista de software, tanto Macs como PCs estão parelhos. Os principais programas encontrados nos computadores pessoais ao redor do mundo também podem ser usados nos Macs. O Microsoft Office, o popular pacote de programas de escritório, por exemplo, oferece versões tanto para Vista (obviamente) como para Macs. Comunicadores instantâneos estão aí, às pencas, para ambos os sistemas. Gerenciadores de e-mails, também.

E os dois estão cada vez mais próximos —pelo bem e pelo mal. Praticamente tudo que se fazia em um PC antigamente, já é possível em um Mac, incluindo criar uma rede de computadores zumbis. A Microsoft investiu em softwares multimídia mais intuitivos, como os da Apple, assim como tenta atingir a qualidade gráfica do Mac OS.

Veja aqui alguns testes feitos pelo UOL Tecnologia para destruir (ou não) tais mitos.

iMac

Um iMac trabalha bem em contato com a internet e oferece poucos conflitos de sites. Um problema grave ainda detectado foi o conflito com alguns plugins específicos. Acessar, por exemplo, um site com gráficos da bolsa de valores atualizado em tempo real no browser Safari foi tarefa ingrata. Na verdade, não foi tarefa: o browser não conseguiu conversar com a página eletrônica.

Fora esse problema, o iMac realmente faz absolutamente o mesmo que o PC e ainda se destacam os programas visuais, como o iPhoto e o iMovie. Uma vez abertos os programas, é possível manejá-los de forma intuitiva. Por horas e horas, criar filmes, gerenciar músicas e ainda compartilhá-las com sites da web foi tarefa simples. Com ambiente visual, comandos fáceis e ágeis, o Mac mostrou que tem mesmo forte vocação para multimídia.

Mesmo realizando tarefas pesadas —como criação e conversão de filmes, bem como subir arquivos para sites da web— o computador não travou, sequer parou de pensar. Outro ponto positivo apresentado foi a pouca preocupação com a segurança e com antivírus em funcionamento— que costuma travar PCs.

PC

O PC com o Vista traz ao usuário facilidade em rodar programas. Como se sabe, esse tipo de computador não oferece conflito com sites e, apesar de ter algumas atitudes chatas relativas à segurança que perguntam ao usuário o tempo todo se pode continuar a trabalhar, funciona bem.

Há ainda alguns programas desenvolvidos por terceiros que não rodam bem ou simplesmente não rodam no Vista. Muitos são os conflitos em relação a programas e sistema operacional —durante os testes, por exemplo, não foi possível rodar o veterano RealMedia sem uma série de ajustes. Programas de trocas de arquivo e de transferência também se negaram a começar a trabalhar, graças à preocupação do sistema em proteger o PC.

A preocupação é tão válida que a reportagem se previniu e, antes mesmo de iniciar procedimentos avançados, foi instalado um antivírus atualizado na máquina. No caso, o programa de proteção tornou mais lento o PC. Esses primeiros problemas, entretanto, foram também os últimos.

Durante os testes de aplicações gráficas, o Vista se portou bem e, se não tão rápido quanto o iMac, pelo menos não travou ou deixou a desejar em tarefas multimídia. Isso porque o trunfo do Vista é o Media Center —e talvez por isso mesmo ele tenha encrespado com o pobre RealPlayer.

Com uma intuitividade aparentemente importada do iMac, foi possível visualizar fotos, apresentação de slides, procurar músicas, capas de CDs e reproduzir DVDs de forma simples. Com simples toques no controle-remoto, no mouse ou no teclado.

Veredito

No geral, no quesito facilidade, ambas os computadores se equivaleram. Em particular, o iMac foi melhor e mais rápido nas respostas a pedidos de tarefas gráficas. O PC, em ações gerais na web. Para trabalhar em rede, tanto o Leopard como o Vista são altamente intuitivos, com comandos fáceis de serem realizados, mesmo por usuários com pouco conhecimento.

Por fim, se há ainda um ou outro popular programa que não tem um correlato para Mac —como o navegador Google Chrome e alguns outros softs da empresa— o Vista ainda é conflitante com muitos outros.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    PC VS. MAC