UOL Notícias Tecnologia

08/05/2009 - 07h00

Dell Mini Inspiron 910 inspira leveza e mobilidade

MAX ALBERTO GONZALES | Para o UOL Tecnologia
O modelo 3G da Dell é o Mini Inspiron 910 e segue o padrão de qualidade e fabricação da empresa americana. Fabricado no Brasil, o Mini tem preço competitivo entre os ultraportáteis. Por R$ 1.699, o usuário do Mini tem uma máquina pronta para navegar onde houver uma rede Wi-Fi ou sinal 3G, da operadora de sua escolha: basta inserir o SIM card da operadora de sua escolha na ranhura, que fica dentro do compartimento da bateria.

Movido pelo processador Intel Atom e com o Windows XP Home Premium, os recursos de navegação são muito rápidos e só dependem da qualidade de sinal da rede. A memória RAM de 1 GB permite trabalhar com vários programas ao mesmo tempo, mas a tela de 8,8 polegadas não permite visualizar mais de três ao mesmo tempo, de modo produtivo. Faz falta também um disco maior, pois a opção da Dell foi pela tecnologia SSD (disco de estado sólido) de 14,3 GB.

Tela

A qualidade de imagem da tela LCD widescreen do Mini é ótima. Mesmo com 8,8 polegadas (a menor tela entre os modelos testados), a reprodução de vídeos de You Tube e DVDs é bem satisfatória, pois a tela tem um bom brilho e contraste. No fone de ouvido, a qualidade de som também é muito boa. A imagem da webcam embutida acima da tela do Dell Mini também agradou bastante.

Pontos negativos

  • No modelo da Dell, não é possível fechar uma janela usando o atalho ALT + F4 ou salvar um documento com ALT + F12; ponto negativo

Um ponto negativo no Dell Mini é o seu teclado. Os botões são mais verticais que horizontais e dificultam a digitação rápida. É preciso juntar as mãos praticamente em paralelo, uma posição não tão confortável e natural. Uma falha mais grave é a falta das teclas de Função. Por exemplo, não é possível fechar uma janela com ALT + F4 ou salvar um documento com ALT + F12.

Em compensação a tecla Fn é um bom atalho para ativar e desativar vários comandos. Por exemplo, teclando Fn + 2, você pode ligar e desligar a comunicação sem fio —Wi-Fi e Bluetooth. Com Fn + 3 você pode checar o estado da bateria. E usando Fn com as teclas 4, 5 e 6, você pode silenciar o som, diminuir e aumentar o volume.

Outra compensação está no touchpad e seus botões esquerdo e direito, que são de uso suave. Seria perfeito se houvesse um recurso mais prático de barra de rolagem no touchpad.

No quesito praticidade, o Mini causa confusão no momento de despertar a máquina. Situado no canto esquerdo acima do teclado, ele demora alguns segundos para responder, gerando a dúvida se o netbook religou. É preciso esperar 3 ou 4 segundos para a tela acender. Soltar a tecla e apertar de novo pode ter um efeito chato: a máquina entende o segundo toque como comando para desligar tudo.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    NOTEBBOKS COM 3G