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18/05/2009 - 18h49

Instabilidade no Speedy persiste na manhã desta terça

Da Redação
*Atualizada às 7h10 desta terça-feira (19)

Usuários do serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, continuam com problemas para autenticar-se e acessar a internet. A falha começou no início da tarde de segunda-feira (18) e persiste até a atualização dessa nota. Ainda não há previsão para a normalização.

O volume de ligações ao Serviço de Atendimento ao Cliente do UOL, por exemplo, começou a crescer por volta das 13h15 e às 17h30 chegou a apontar um aumento de cerca de sete vezes em relação ao número normal de chamadas para o período.

A falha atinge todo o Estado de São Paulo e, segundo a assessoria de imprensa da Telefônica, na tarde desta segunda-feira (18) foram observados "dois períodos de instabilidade na infraestrutura que dá suporte ao acesso à rede mundial de computadores". A primeira ocorrência foi registrada entre às 12h30 e às 14h55, enquanto a segunda teve início às 16h15 e encerrou-se às 18h.

Em um grupo de discussão criado pelo UOL sobre o assunto, o leitor Anderson Almeida, de Sorocaba (SP) diz que está sem conexão desde o meio-dia de hoje. Já Marcelo, de São Paulo (SP), enfrenta dificuldades de conexão desde às 14 horas e não consegue falar com o SAC da operadora.

Você está tendo problemas para se conectar à internet?

O que fazer

Uma das medidas para checar se sua conexão voltou à normalidade é ligar e desligar seu modem ou fazer a autenticação mais uma vez.

Se o problema persistir, uma saída é alterar o DNS de sua máquina ou acessar à web via conexão discada.

Seus direitos

Para garantir o desconto das horas de instabilidade, o usuário deve ligar no serviço de atendimento da Telefônica (10315), relatar o problema para um dos atendentes e anotar o número de protocolo. A informação é dada no próprio SAC da empresa.

De qualquer forma, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, diz que enviará uma notificação para a operadora, cobrando explicações e ressarcimento para todos os usuários. O órgão explica ainda que o consumidor que se sentir lesado pode, além de entrar em contato com a Telefônica, acionar o Procon de sua cidade para registrar a queixa.


Problemas anteriores

Entre os dias 6 e 14 de abril, um ataque de hackers aos servidores DNS prejudicou o acesso à internet para os assinantes Speedy. Apesar de o serviço ter ficado intermitente durante oito dias, a Telefônica concedeu 12 horas de ressarcimento na mensalidade dos clientes.

O Procon-SP esperava desconto relativo aos dias de instabilidade, e não apenas um valor aproximado das horas de ataque aos servidores DNS da Telefônica.
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