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19/05/2009 - 10h08

Usuários continuam com problemas de instabilidade no Speedy

Da Redação
*Atualizada às 18h20

Usuários que tentam se conectar à internet nesta terça-feira usando o serviço de banda larga Speedy, da Telefônica, continuam com problemas de autenticação e acesso. A falha atinge todo o Estado de São Paulo e começou na tarde de segunda-feira (18).

Às 18h desta terça-feira (19), o Serviço de Atendimento ao Cliente do UOL registrou um volume de chamadas 140% maior em relação ao número normal para o período.

A assessoria de imprensa da Telefônica afirma que "não foram verificadas novas instabilidades" desde as 23h40 de segunda. Segundo comunicado da operadora, as causas dos problemas ainda estão sendo apuradas.

A empresa diz que três ocorrências causaram dificuldades de navegação na internet nesta segunda. A primeira entre as 12h30 e as 14h55; a segunda entre as 16h15 e 18h00; e a terceira com início às 20h30 com retorno parcial às 21h05 e normalização às 23h40.


Usuários reclamam da falha

João Garrucho, de Barretos (SP), conta em um grupo de discussões criado pelo UOL sobre o assunto que não "consegue conectar-se à internet desde ontem".

O mesmo problema é enfrentado pelo paulista Ruy Cola: "é uma total falta de respeito com os usuários. Fui dormir ontem por volta das 23h e, ao contrário do que diz a Telefônica, nesta hora ainda estava sem conseguir conectar".

Já o internauta Rene, de Taboão da Serra (SP), questiona o atraso no diagnóstico do problema enfrentado pela Telefônica. "Até agora, a operadora não se pronunciou quanto a solução. Enquanto isso, continuamos com o grande transtorno no serviços prestados", diz o cliente.

Você está tendo problemas para se conectar à internet?

O que fazer

Uma das medidas para checar se sua conexão voltou à normalidade é desligar e ligar o modem e computador ou fazer a autenticação mais uma vez. Uma dica do SAC da Telefônica é trocar usuário para 'teste@teste' e senha para 'teste' e tentar se conectar. Depois é só voltar a usar seu usuário e senha normalmente.

Se o problema persistir, uma saída é testar a alteração do DNS de sua máquina ou acessar à web via conexão discada.

Seus direitos

Para garantir o desconto das horas de instabilidade, o usuário deve ligar no serviço de atendimento da Telefônica (10315), relatar o problema para um dos atendentes e anotar o número de protocolo. A informação é dada no próprio SAC da empresa.

De qualquer forma, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, diz que enviará uma notificação para a operadora, cobrando explicações e ressarcimento para todos os usuários. O órgão explica ainda que o consumidor que se sentir lesado pode, além de entrar em contato com a Telefônica, acionar o Procon de sua cidade para registrar a queixa.

Problemas anteriores

Entre os dias 6 e 14 de abril, um ataque de hackers aos servidores DNS prejudicou o acesso à internet para os assinantes Speedy. Apesar de o serviço ter ficado intermitente durante oito dias, a Telefônica concedeu 12 horas de ressarcimento na mensalidade dos clientes.

O Procon-SP esperava desconto relativo aos dias de instabilidade, e não apenas um valor aproximado das horas de ataque aos servidores DNS da Telefônica.

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