UOL Notícias Tecnologia

14/08/2009 - 08h01

Casos extremos vem da China

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A China tem mais um recorde: é o país detentor do maior número de casos extremos ligados à internet. Dos problemas conhecidos, o país é o que apresenta maior número de mortes ligadas ao excesso de tempo passando na frente dos PCs, seja simplesmente navegando na web ou jogando online.

De acordo com um levantamento de Liga Juvenil Comunista, reportado pelo jornal China Daily, em 2007, o país tinha mais de 2 milhões de jovens viciados - pessoas entre 15 e 20 anos - em internet. Segundo o relatório, na época da apuração, a China tinha 18,3 milhões de internautas na faixa etária do estudo - o que indica que pouco mais de 10% dos jovens são adictos.

Se a teoria indica que os chineses são um dos grupos que mais sofrem com o abuso da internet, a prática ratifica a questão. Em 2007, houve uma série de casos em que pessoas morreram na frente de PCs. No primeiro semestre daquele ano, um chinês morreu após ficar três dias seguidos jogando pela internet. O homem de 30 anos estava em um cibercafé, em Pequim. De acordo com os médicos entrevistados pelo jornal Beijing News, o homem teve uma parada cardíaca resultada pela quantidade de horas em frente ao computador.

Logo após este incidente, um adolescente morador da China matou a mãe e feriu o pai porque os adultos não quiseram dar dinheiro para ele ir a um cibercafé. O jovem atacou-os com uma faca de cozinha. De acordo com fontes médicas, o adolescente era viciado em internet e ficava horas na frente de PCs em lan houses. No mesmo ano, um chinês de 26 anos morreu após participar de uma maratona de jogos online. O rapaz pesava 150 quilos e, segundo o jornal China Daily, teve um colapso cardíaco depois de sete dias jogando online.

Em 2005, uma garota chinesa apelidada de "Snowly" morreu de exaustão depois de jogar o game online World of Warcraft por 3 dias seguidos.

Entretanto, os problemas vão além das fronteiras do país. Em 2004, na Finlândia, alguns soldados foram dispensados do serviço militar por conta do abuso na web. Seis jovens não cumpriam as obrigações militares por ficarem muito tempo na frente dos computadores. Em 2002, na Coréia do Sul, dois sul-coreanos morreram em menos de uma semana. Ambos jogavam online. Um deles, de 24 anos, morreu depois de passar 86 horas na frente do PC. Dias depois, outro aficionado por games morreu depois de 32 horas jogando. Os médicos creditaram a morte à exaustão.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Viciados em internet