UOL Notícias Tecnologia

14/08/2009 - 08h01

Tempo na web não determina vício, dizem psicólogos

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
O tempo que um usuário passa na internet pode ser um indício de que ele está viciado, mas não é determinante. Pelo menos, é isso o que defendem os especialistas entrevistados pelo UOL Tecnologia, que acreditam que o tipo de uso feito da rede é, aí sim, um fator determinante.

"Supondo que a pessoa trabalhe 12 horas por dia em um computador, caso seja programador ou administrador de rede, e tenha de usar a internet. Isso não o torna um viciado", diz Rosa Farah, da PUC. "Agora, se a pessoa passa, por exemplo, seis horas por dia conectada, sem realizar qualquer tarefa considerada útil, isso pode ser um indício de compulsão", afirma a professora, ressaltando que, mesmo assim, é difícil dar um diagnóstico sem analisar caso a caso.

De acordo com os entrevistados, outro ponto que pode ser levado em consideração é o quanto a atração pela internet pode atrapalhar a vida social do usuário. O tipo de uso da web e o fato de ela causar afastamento de familiares e amigos, por exemplo, pode ser um forte indício de vício.

"A partir do momento em que a pessoa passa a evitar situações sociais ou profissionais e isso afeta seu dia-a-dia, então já é necessário ficar em alerta", diz o professor Aderbal Vieira, da Unifesp. "Se uma pessoa vira a noite na frente do computador e, no dia seguinte, vai trabalhar passando mal e rende pouco ou nada, isso é uma situação que deve ser observada com cuidado".

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Viciados em internet