UOL Notícias Tecnologia

14/08/2009 - 08h01

Viciados brasileiros têm perfil vago

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Timidez é o que une os viciados em internet. Esse é o traço mais comum e marcante nessa população, que é formada basicamente por homens de 15 a 40 anos. Mulheres e outras faixas etárias também fazem parte deste universo, mas de forma mais acanhada.

"Do adolescente tímido ao empresário veterano, qualquer um pode ter compulsão pela web. A amplidão das possibilidades não permite fazer um perfil mais aprofundado dessa população", diz Rosa Farah. "O universo é tão amplo que um viciado em pornografia na web pode ser bem diferente de um viciado em compras online e ambos terem em comum somente a rede como agente", completa Aderbal Vieira.

Entretanto, se o perfil pessoal varia muito, o comportamento do adicto em internet é semelhante. Os mesmos procedimentos e anseios, de forma geral, são compartilhados entre todos. Desde 1995 trabalhando com pessoas com problemas com computador, os psicólogos da PUC traçaram uma espécie de "bula" para mapear o comportamento dos compulsivos. Nele, estão indicados os anseios, desejos e comportamentos dos viciados.

"O viciado fica preocupado com a internet quando está off-line. Além disso, ele tem a necessidade contínua de utilizar a web para obter a excitação desejada", afirma o dossiê do grupo de estudo. "Quando tenta reduzir seu tempo na internet, o adicto apresenta reação irritada. A utilização da internet como forma de fugir de problemas, ou de aliviar sentimentos de impotência, culpa, ansiedade ou depressão é o modo como o viciado se relaciona com ela".

De acordo com os psicólogos entrevistados, os demais comportamentos dos viciados em internet são idênticos aos procedimentos de adictos em qualquer outra substância ou situação. Por exemplo, todos eles costumam mentir para familiares e pessoas próximas com o intuito de encobrir a extensão do seu envolvimento com o vício. Além disso, há a falta de interesse em atividades que se distanciem do vício.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host

    Viciados em internet