UOL Notícias Tecnologia

01/09/2009 - 15h58

Blog do Lula quer fortalecer governo e se aproximar de jovens, dizem analistas

BRUNO ROBERTI | Para o UOL Tecnologia
Com atrasos, o blog do presidente Lula finalmente estreou ontem (31). O canal de comunicação pela internet, chamado de Blog do Planalto, é só o primeiro passo para uma série de medidas que serão adotadas na rede, como um canal no Youtube e perfil no Twitter.

  • Blog estreia sem área para comentários e sai do ar

Além de passar informações do governo, o objetivo do blog é também de fortalecer o partido para as eleições do próximo ano, segundo opinião de Gaudêncio Torquato, professor de comunicação política da Universidade de São Paulo (USP).

"Lula pretende esquentar os motores da pré-campanha, o que, aliás, iniciou, hoje, com a apresentação do Pré-Sal, evento em que coloca em cena novamente a ministra Dilma Rousseff, sua pré-candidata", disse Torquato.

A opinião é compartilhada por Carlos Melo, cientista político do Ibmec, o blog tem um claro objetivo de fortalecer o partido pré-campanha. "O conteúdo está num contexto de divulgação da ação do governo e isso tem efeito político. Funciona mais como um instrumento de propaganda do que de comunicação. É difícil escapar dessa impressão", explica.

Novas conquistas

"Lula tem sido considerado um comunicador exemplar. Fala diretamente com as massa, via palanque. Mas sempre foi considerado desatualizado na área de tecnologia. Com um blog, pretende dar o salto que o insere no patamar da modernidade", salientou Torquato.

Para o cientista político, Lula quer atingir um eleitorado que ainda não conquistou por completo: o eleitorado jovem, dos centros mais urbanizados, que é o mais conectado nas redes sociais.

Para isso, precisa usar uma comunicação mais abrangente. "Os primeiros assuntos sobre o pré-sal aparecem em uma linguagem mais coloquial, denotando o esforço da equipe para evitar os salamaleques de palanque", afirmou.

Já o cientista político Carlos Melo vê a linguagem também como um instrumento para a próxima eleição. "A linguagem mais informal facilita o entendimento, mas estabelece uma aproximação", concluiu.

Por enquanto, o blog não aceita comentários, mas já faz sucesso na rede, uma vez que ficou fora do ar durante a manhã e tarde na última segunda-feira, quando estreou.

Um dos pontos fortes da eleição do presidente norte-americano Barack Obama foi o uso da internet, sobretudo das redes sociais. Cerca de 3 milhões de pessoas foram mobilizadas pela rede, o que movimentou US$ 600 milhões.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    blog do presidente Lula finalmente estreou ontem (31). O canal de comunicação pela %>