UOL Notícias Tecnologia

26/09/2009 - 07h00

Como dividir arquivos grandes em partes usando o WinRAR e o WinZip

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Imagine que é preciso enviar uma pasta com as últimas fotos do aniversário do seu melhor amigo que, juntas, representam 400 MB. A maioria dos sites que oferece transferência de grandes arquivos suporta uploads de, no máximo, 100 MB. A saída, nesse caso, é dividir a pasta em 4 partes iguais e enviá-las separadamente.

E como fazer isso? Para a tarefa, existe uma série de softwares especializados e compactadores de arquivos, como o WinRAR e WinZip, que executam a divisão de forma simples e fácil.

No tradicional WinRar, por exemplo, os passos são os seguintes:

Abra o programa e localize o arquivo que será particionado;

Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção 'Adicionar arquivos para compressão' (ou ALT +A);

Na nova janela, localize a opção 'Tamanho do volume, bytes', que fica no canto inferior esquerdo;

Determine o tamanho de cada uma das partes. Note que é possível separar o arquivo com tamanhos especiais para CDs (700 MB) ou DVDs;

Após clicar em OK, as partes serão geradas automaticamente.

Para quem usa o WinZip, a seqüência é praticamente a mesma sinalizada acima. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo que você deseja compactar e escolher a opção 'Add to zip file' (ou 'Adicionar para o Arquivo...'). Assim como no WinRAR, localize a opção 'Tamanho do volume, bytes' e determine o tamanho de cada uma delas.

Lembre-se que é preciso descompactar as partes em uma mesma pasta para que o arquivo volte a funcionar normalmente.

Insira senhas em arquivos antes de enviá-los pela Web

O WinRAR e o WinZIP oferecem a opção de proteger os documentos compactados usando uma senha. Assim, seu arquivo pode trafegar na Internet com mais segurança e apenas quem sabe a combinação de dígitos pode acessá-lo. Para isso, ao escolher o arquivo, vá até a aba Avançado > Configurar Senha e digite-a.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host