Se você já pensou em comprar um eletrônico para a casa mas sem gastar muito, ou quis vender uma TV antiga, é bem provável que a ideia de acessar um site de leilão online tenha passado pela cabeça. Sites como o
eBay nos EUA ou o
TodaOferta e
Mercado Livre no Brasil possuem um sistema que permite comprar e vender produtos pela internet, fazendo sua própria negociação. Geralmente, o vendedor estipula um valor inicial para o produto e os compradores dão lances, como acontece em um leilão de verdade.
Procon ajuda
Se você já passou por alguma complicação em compras online de sites de leilão, saiba que o Procon dá amparo para ressarcir seu prejuízo.
"Esse tipo de compra não é igual a um classificado de jornal, onde você contrata o serviço e eles fazem o anúncio. O site agora é fornecedor, faz o intermédio entre os usuários e ainda toma uma série de medidas para lucrar com as vendas", disse Selma do Amaral, assistente de direção do Procon-SP.
Desta forma, se você comprou um produto e não recebeu ou se vendeu algum item e não viu a cor do dinheiro, pode fazer reclamações no Procon ou até mesmo no juizado de pequenas causas.Para garantir que a transação ocorra corretamente, é preciso ter cuidado e seguir algumas dicas básicas na hora de efetivar uma compra, como analisar a reputação do vendedor, evitar negócios suspeitos e não aceitar promessas de pagamento para evitar sair perdendo na negociação. Confira algumas:
Analisar a reputação e a qualificação do vendedor.
Verificar o histórico de vendas do usuário antes de fechar negócio com ele.
Não fazer pagamentos ou realizar entregas de produtos antes de receber a contrapartida. Tentar sempre combinar a troca ao mesmo tempo.
Evitar fazer as entregas ou receber o dinheiro em ruas. Marcar sempre em lojas ou shopping.
Não fornecer dados pessoais a ninguém, a não ser os exigidos para cadastramento no site.
Não realizar pagamentos com cartão de crédito.
Não negociar com terceiros e sempre tratar diretamente com o vendedor ou comprador.
Empresas protegidasOs sites de leilões recebem muitas reclamações e processos quando um negócio não dá certo, já que o usuário estava no ambiente virtual da empresa e foi prejudicado.
Por isso, há uma constante preocupação em prevenir e detectar fraudes de alguns tipos, como contas inexistentes, invasão de perfis, reputação e qualificação e meios de pagamento.
Para Sidney Koto, gerente de risco do
TodaOferta, é preciso análises para desenvolver métodos de prevenções. "O cadastro é um momento importante, pois analisamos a reputação do indivíduo por meio de seus dados cadastrais", afirmou.
Além disso, há um acompanhamento na negociação de cada usuário. "É necessário, também, mapear o comportamento de cada um. É mais fácil verificar a fraude conforme a pessoa interage com o site", salientou.
Koto também é um dos programadores do
PagSeguro, sistema de pagamentos online que permite que pessoas e empresas façam transações com segurança.
No caso do site TodaOferta, se o comprador escolher pagar o produto com o PagSeguro, o dinheiro fica protegido até que o produto seja entregue e avaliado. Caso haja algum problema, o usuário pode bloquear o pagamento.
O
Mercado Livre tem um sistema semelhante, chamado de Mercado Pago. O vendedor oferece gratuitamente a opção do recurso (que é cobrado), que funciona como segurança para os compradores, que liberam o pagamento após o recebimento e aprovação do produto.
Além disso, Koto também vai implementar no TodaOferta no mês de outubro um sistema chamado Verifica, uma plataforma verificadora de riscos. A ferramenta vai fazer um banco de dados com cada perfil, IP, CPF, negociações e dados dos usuários, que vai dar uma garantia maior na hora da venda ou compra.