UOL Notícias Tecnologia

29/10/2009 - 08h00

Ubuntu lança versão 9.10 com serviço de computação em nuvem

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
A Canonical, empresa sul-africana que cuida dos direitos do Ubuntu, lança hoje (29/10) uma nova versão da distribuição Linux. Após 6 meses de espera, a versão para desktop 9.10, também chamada de Karmic Koala, terá um design mais amigável, inicialização mais rápida e uma aplicação de computação em nuvem, chamada Ubuntu One, segundo a empresa.

O serviço Ubuntu One, disponibilizado desde o primeiro semestre, permite que o usuário use até 2 GB gratuitos para sincronizar e fazer backup de arquivos e contatos na internet. Para quem quiser mais espaço, tem a opção de 50 GB, porém o usuário deverá pagar US$ 10 por mês.

O Ubuntu também traz novidades para o Ubuntu Sofware Centre, que além de permitir adicionar e remover programas, mostra uma série de programas de código aberto, que podem ser baixados. O sistema operacional ainda conta com a interface gráfica Gnome 2.28, suíte de escritório OpenOffice, o navegador Mozilla Firefox e o programa Empathy, que dá acesso a várias redes de Messenger. No que diz respeito à compatibilidade com hardware, o sistema vem com melhorias de áudio e compatibilidade com placas de vídeo da Intel (opção corrigida da versão anterior).

Para fazer o download da nova versão do Ubuntu, usuários novos deverão acessar o site da distribuição Linux. Já os usuários da versão anterior, a 9.4, só precisarão aceitar a opção para atualização que aparece, quando o PC está conectado à internet.

Distribuição para netbook
Visando o crescente mercado de computadores portáteis de baixa configuração, a Ubuntu também lançará uma versão para netbooks chamada Netbook Remix. Esta versão, também disponível gratuitamente para download no site da empresa, vem com compatibilidade a dispositivos 3G. Confira a lista com modelos de netbooks suportados

Mercado
Segundo o diretor da Canonical da América Latina, Fábio Filho, estima-se que há cerca de 13 milhões de usuários no mundo que utilizam sistema Ubuntu o que a torna a distribuição Linux mais popular do mundo, segundo o site DistroWatch. Filho acredita que o Ubuntu é uma alternativa diferenciada. "O Linux traz alternativas e o Ubuntu oferece, visualmente, algo muito parecido com que os sistemas da Apple têm", disse ele.

Sobre o crescimento na venda de computadores com Ubuntu, o diretor da Canonical disse que, por enquanto, Dell e Meoh usam o sistema operacional para soluções Linux. E a próxima a aderir é a Semp Toshiba. Porém, a empresa está negociando a venda do sistema com outras fabricantes.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host