UOL Notícias Tecnologia

11/11/2009 - 11h54

Consumidor tem até 20 dias para ser ressarcido em caso de aparelhos danificados

BRUNO ROBERTI | Para o UOL Tecnologia
Se você teve um equipamento queimado ou danificado por conta do blecaute que atingiu a maior parte do país na noite de ontem (10), saiba que tem até 20 dias para ser ressarcido pela concessionária de energia elétrica da sua cidade.

Segundo o Procon, o usuário deve, primeiramente, abrir um protocolo para informar o problema diretamente com a empresa que fornece energia para a cidade. Existem vários meios de fazer a reclamação. Pode ser por telefone, e-mail ou até mesmo em uma agência da distribuidora de energia (Confira vídeo abaixo com dicas sobre como proceder).

Ao abrir o protocolo, o consumidor precisa estar com a fatura da prestadora em mãos e é importante descrever as características do aparelho danificado.

De acordo com informações da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), a concessionária tem até dez dias para fazer a inspeção do aparelho e comprovar se o dano foi ocasionado pelo incidente. Se for produto que guarda alimentos perecíveis, como geladeiras, ou medicamentos, o prazo cai para apenas um dia.

Levou prejuízo? Veja vídeo com dicas


O consumidor pode optar pela vistoria em sua própria residência ou então levar o aparelho no lugar indicado pela distribuidora de energia. Uma vez aberto o protocolo, o usuário tem até 20 dias para ter o produto consertado ou o valor ressarcido.

Caso a concessionária não devolva o dinheiro, uma reclamação nos órgãos de defesa deve ser feita. Para compensar danos morais e perdas de outros bens, como alimentos, por exemplo, o consumidor deve acionar a Justiça.

Leitores tiveram eletrodomésticos queimados

Em um grupo de discussão criado pelo UOL sobre o tema, vários leitores indicam que tiveram seus equipamentos danificados por conta do blecaute. O leitor Luiz Augusto Vassoler, de São Paulo (SP), conta que sua televisão queimou por conta da pane. Já Rafael, de Capivari (SP), perdeu a tela LCD do computador e um dos aparelhos da antena parabólica instalada em sua casa.

Você enfrentou o apagão? Envie o seu relato

Em Diadema (SP), o leitor Marcos Renan conta que as TVs da sala e do quarto de sua mãe queimaram e questiona quem pagará o conserto.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    blecaute que at%>